quarta-feira, 29 de abril de 2009

Você já falou de Jesus hoje?

Muitos de nós já conhecemos Jesus. Já experimentamos seu amor e, em algum momento de nossas vidas, fomos "seduzidos" por Ele, de forma que todo o nosso modo de ser mudou. Começamos a frequentar os sacramentos, a ler a Bíblia, a ter uma intimidade maior com Deus. Esse amor cresceu tanto, que sentimos a necessidade de falar de Jesus para outras pessoas, de que nossos familiares e amigos também sentissem esse amor transformador.

Aí vem o primeiro grande choque: por mais que nos esforcemos em evangelizar as pessoas a nossa volta, do dia a dia, parece que nada acontece! Somos até desacreditados. Começamos a pensar: "que povo de coração duro!", ou "só posso estar rezando pouco", ou "não tem jeito com esse fulano...". Alguns de nós caem na máxima soberba de afirmar que "um profeta não é bem aceito em sua terra...". Profeta?? Que santidade, hem?

Mas, então, o que há de errado conosco? Por que nossas palavras não caem no coração de nossos familiares e amigos? A grande pergunta é: será que o jeito que estamos falando de Jesus está correto?

Madre Teresa de Calcutá instituiu uma regra para suas Missionárias da Caridade que, a primeira vista, é anti-evangélica: todas elas são proibidas de falar o Nome de Jesus. Mas aqui vem a sabedoria da freira: qualquer pessoa que se achegar a elas deve VER e SENTIR a presença de Jesus nelas. Com suas atitudes concretas, elas anunciam a Jesus sem precisar de nenhum discurso verbal. E o encontro transformador acontece!

Do que adianta você desfiar os dez mandamentos para seu irmão mais velho se não há misericórdia em suas atitudes? Do que adianta você falar para seu esposo que tudo o que ele faz é pecado, se não mostra o amor de Deus para ele com seu próprio afeto? Do que adianta você dizer que Jesus mudou sua vida para seu colega de trabalho, se na hora do cafezinho você faz fofoca da vizinha?

Enquanto não tivermos autoridade moral e espiritual, todo nosso discurso sobre Jesus será estéril. Corremos até o risco de sermos negados pelo Senhor quando chegar a nossa hora ("Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus..."). Mas que autoridade é essa? Não basta ler a Bíblia e rezar o terço?

Essa autoridade vem dos nossos gestos concretos de amor. É muito fácil falar "Jesus te ama", mas com que coragem concretizamos esse amor? Deus ama através de nós!

Então, antes de tentar evangelizar as pessoas que te são próximas com palavras, evangelize-as com atitudes concretas! O sorriso, o perdão, o abraço, o despojamento são ferramentas poderosas para a transformação de qualquer um!

2 comentários:

  1. olá! paz e bem!

    fiquei bem lisongeado com o meu artigo aqui no blog da Obra de Maria! mas peço que façam dois adendos: 1°- o título original é "Você já falou DE Jesus hoje?"; 2°- se puder, coloque o endereço do meu blog como um link, e não apenas texto (pra melhorar o pagerank no google... hehe). Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. [sugestão]Não gostei da forma que está disposta o arquivo do blog... não é atraente e é um pouco confusa. talvez se ficar por mês ou por nome da postagem ficaria melhor... outra coisa, o widget da previsão do tempo não está funcionando (aliás, para q previsão do tempo mesmo?? isso só pesa mais a página, demorando pra carregar... heheh)

    ResponderExcluir