domingo, 19 de abril de 2009

Abertura Nacional do Ano Catequético

O tema do ano catequético é: “Catequese, caminho para o discipulado”, tem como base o texto do Evangelho de São Lucas: “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”. Assim como os discípulos de Emaús, somos peregrinos, e precisamos que Jesus caminhe conosco.

Por quê um ano catequético? Porque é preciso aprofundar nossa fé e crescer no seguimento de Jesus Cristo. Falar em catequese é tocar assuntos vitais, decisivos, urgentes a saber: a fé, o conhecimento religioso, a vida na Igreja, a transformação da realidade.
A catequese nos ajuda a ser verdadeiramente humanos, civilizados, cristianizados santificados. Sem catequese as pessoas vivem uma fé superficial, mágica, infantil e podem regredir a degraus infra-humanos. Sem catequese, quem deveria ser santo, cai na desumanidade porque estas duas potencialidades estão em nós: santidade ou animalidade.

Com o ano catequético, a Igreja espera mais homens e pais de família assumindo o ministério de catequista. Feliz a comunidade que tem casais catequistas. Junto com o bispo, os padres são chamados a ser os primeiros animadores da catequese, numa grande aliança com as famílias, a comunidade cristã, as pastorais e movimentos. Catequese, não é uma gaveta, um quintal, um grupo de pessoas, mas, uma obrigação de todos os cristãos. Os cristãos, pela catequese, são “alma do mundo”.

Hoje (19/04), na Pró-Catedral São José – Palmas/TO, aconteceu a abertura do Ano Catequético com, mais ou menos, 500 catequistas da Arquidiocese, com uma Missa presidida pelo nosso Bispo arquidiocesano, Dom Alberto Taveira. Dom Alberto em sua homilia, disse que: “A catequese não tem que inventar coisas novas e sim, fazer ecoar a palavra de nosso Senhor Jesus Cristo. E o coração da catequese é a própria palavra de Deus”.

Também na oportunidade foi lançado o projeto: "Igreja a Serviço da Palavra".
Este projeto tem como principal objetivo fomentar o contato dos católicos com a Bíblia, através de círculos bíblicos, formação sobre como manusear o livro sagrado e leitura orante da Palavra de Deus. Para atingir este objetivo, as seguintes ações serão desenvolvidas: venda de bíblias a R$ 12,00 nas paróquias e livrarias católicas; concursos de desenho, redação e música com a temática da Palavra, Missão e Ano Paulino; e a aplicação do curso ABC da Bíblia em cada paróquia da arquidiocese.

Na Arquidiocese de Palmas existe a Escola Catequética Arquidiocesana (Igreja para servir). A Escola tem como objetivo, dinamizar a catequese em nossa Arquidiocese, bem como dar uma formação doutrinal e metodológica aos catequistas, para que possam cada vez mais estarem aptos a cumprir a sua missão de semear a Palavra de Deus, levando crianças, jovens, adultos e famílias a serem verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo.


Segue algumas fotos da abertura do ano catequético na Arquidiocese de Palmas:

Equipe Blog Palmas

"Cristo Ressuscitou... Verdadeiramente!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário