segunda-feira, 27 de abril de 2009

Só quero ficar com o que é bom!

O homem é um eterno insatisfeito. Não são poucas as vezes que nos percebemos reclamando sempre de algo. Há sempre em nossas bocas uma palavra que revela o nosso negativismo em relação à nossa situação atual de vida, é algo tão atrelado a nós mesmos, que não são raros os dias em que insistimos lamentar com todos sobre nossos problemas.

Ter, ser e querer. Não sei se você já percebeu isso, mas estes são os verbos que mais usamos no dia-a-dia. Freqüentemente nos flagramos passando horas concentrando nossos pensamentos em sonhos de realizações pessoais e materiais: “Eu queria aquilo...”, “Teria isso se não fosse...”, “Serei feliz quando...”. De fato, o homem não pode deixar de sonhar, os sonhos movem as ações humanas, sem eles não teríamos as novas descobertas da ciência, novas conquistas e novas metas a cumprir, mas os sonhos deixam de impulsionar ao bem quando nossas vontades viram murmúrios de quem quer aprender a andar sem o infortúnio das quedas.

Já dizia Mário Quintana: “Sonhar é acordar-se para dentro”. Será que realmente já despertamos em nós a verdadeira essência de nossos sonhos? Estamos dispostos a pagar o preço pelo êxito? Ou somos meros espectadores da sorte? Querer, ter ou ser algo só é válido na perspectiva divina quando o homem passa a entender que tudo é possível ao que trabalha com afinco e confia nos desígnios de Deus.

Em meio a tantas vontades deixamos de viver a riqueza do nosso tempo presente. Há uma infinidade de possibilidades que não são experimentadas em sua profundidade porque insistimos em ver o lado negativo das coisas. Jesus foi o maior dos sonhadores, sabia que não precisava de quase nada para viver e que sua missão era muito mais forte que distâncias, fome, sede e rejeições. Em tudo extraia coisas boas e sabia como ninguém ver o bem em tudo, até mesmo nos mais pecadores. Conquistou a muitos, podia ter tido o que quisesse, mas preferiu ser injustamente condenado à morte, por amor.

Assim como Jesus, é preciso que só fiquemos com o que é bom em todas as situações que passamos. As dificuldades são alicerces de nossas construções e é nesse tempo onde os milagres mais acontecem. Acordar para dentro de nós é o melhor sonho que podemos sonhar, pois lá encontramos nosso coração, que jamais será escasso de cuidados do Pai.


“Depois de tudo explorado e conquistado
Restam outros sistemas fora do solar a colonizar.
Ao acabarem todos só resta ao homem (estará equipado?)
A difícil dangerosíssima viagem de si a si mesmo:
Pôr o pé no chão do seu coração
Experimentar, colonizar, civilizar, humanizar o homem
Descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
A perene, insuspeitada alegria de conviver”
( Texto “O Homem, as viagens” de Carlos Drummond de Andrade, modificado)


Matheus Jardelino Dias
Site Anjos de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário