quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quinta Santa - Missa do Crisma



Estamos nessa semana inseridos de modo particular no grande mistério da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor, que por nós se dá em sacrifício, para nossa salvação eterna. Dentro desta semana chamada Santa, por seu grande conteúdo celebrativo, encontramos a chamada Missa do Crisma, que agora nos propomos a meditar. Nesta Eucaristia celebramos o Ungido e a Unção, Cristo e o Espírito. É do sacerdócio de Cristo, ungido pelo Espírito Santo, que nos vem toda a graça da libertação, da força, da saúde, da santidade. Na Liturgia Sacramental da Igreja esta ação recriadora é simbolizada pelos Santos óleos. Por isso hoje a oração da Igreja invoca o Espírito Santo para que faça dos santos óleos que lhe apresentamos o sinal sensível da sua presença e o instrumento eficaz da sua ação santificadora.

Nessa celebração eucarística, o Bispo diocesano se reúne na Catedral com todo o seu clero para celebrarem juntos o divino dom do sacerdócio.A missa do Crisma exprime um grande riqueza em seu conteúdo, pois evidencia o clima de uma verdadeira festa do sacerdócio ministerial, que nos é dado por Cristo, para que por meio deles, dos sacerdotes, pudéssemos nos aproximar do grande mistério de amor que é a doação de Cristo por nós através dos divinos sacramentos, em especial da santa Eucaristia. Ao mesmo tempo em que rendemos graças a Deus por esse dom tão precioso que é o dom sacerdotal, nos voltamos para o Cristo sacerdote, modelo e fonte de todo sacerdócio, e pedimos ao Cristo para que conserve na santa unidade todos os presbíteros, façam de seus corações verdadeiros tabernáculos de amor, para o bem de toda a Igreja e de todo o povo de Deus.Nesta liturgia eucarística, os sacerdotes junto ao seu bispo diocesano prestam seu respeito e obediência, e renovam diante dele suas promessas feitas no dia da ordenação. Renovam seu desejo de viverem seu sacerdócio por amor a Cristo e por amor à Igreja, que os constituiu pastores do rebanho, do qual Cristo é o Sumo e Eterno Pastor.
Também se realiza nessa celebração eucarística a benção dos óleos. O bispo consagra o óleo do crisma, que será usado para os sacramentos do crisma, do batismo e nas ordenações. Também abençoa os óleos dos catecúmenos, usados nos batismos, e o óleo dos enfermos, usado pelos sacerdotes na unção dos enfermos. Esses óleos simbolizam a força do Espírito Santo, que ao penetrar na pele da pessoa, dá a ela a graça da força espiritual para servir ao Cristo sendo testemunha do seu amor. Uma vez compreendendo a riqueza dessa liturgia, vivamos com intensidade esse momento que a santa mãe Igreja nos dá, e confiemos com total esperança nossos sacerdotes ao coração de Cristo, Divino Pastor, a fim de serem nossos guias no caminho para o céu, e que mediante nossas orações, seus corações sejam confortados de todas as angustias vividas em seus ministérios. Que nunca se cansem de amar e transparecer a graça de Cristo para nós, povo de Deus, que confiantes rogamos: Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, rogais por nossos sacerdotes, amém.
Fonte: http://diocesedeuruacu.com.br/blogdateologia
Equipe Blog
Palmas/TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário