terça-feira, 10 de março de 2009

Os Caminhos da FÉ!

Com a proximidade da Páscoa nenhum destino turístico pode ser mais atraente do que a Terra Santa. O local é o cenário mais importante da história do cristianismo, pois, segundo registros históricos e bíblicos, foi lá onde Jesus nasceu, viveu e foi crucificado. Outros roteiros como Portugal, Itália, Turquia e Egito também estão em alta no período da Semana Santa. Milhares de fiéis seguem em peregrinação visitando pontos inimagináveis como o local onde o corpo de Jesus foi enterrado, a casa em que Maria passou seus últimos dias ou mesmo o rio usado por João Batista para batizar o Messias.

Poucos sabem, mas Pernambuco abriga a maior agência de turismo religioso do Brasil: Rainha da Paz Peregrinações (Comunidade Obra de Maria). Criada em 1985, com o objetivo de apoiar a Renovação Carismática Católica, a comunidade tem filiais em São Paulo e Brasília. "Nossas peregrinações começaram de maneira espontânea. Alguns padres e alguns fiéis se reuniram para ter experiências de fé. A viagem deu muito certo e a procura só foi crescendo. Não precisamos nem fazer divulgações. Nossa melhor propaganda é a satisfação das pessoas que viajaram", explicou o fundador da Obra de Maria, Gilberto Gomes.

O resultado do trabalho boca-a-boca impressiona. Só no ano passado a agência levou oito mil brasileiros para conhecer locais considerados sagrados em todo o mundo. Quase metade das viagens com esse objetivo no país. O casal Nelma e Romeo Araújo estava entre eles. "As viagens são verdadeiras obras de Maria. Nada dá errado, todos os problemas e contratempos tornam-se pequenos. A sensação de estar nos mesmos lugares que a gente lê na bíblia é indescritível e única. Fora a vivência religiosa muito forte, ainda vemos todo o lado cultural dos países visitados e temos um tempo reservado para as compras. Ou seja, é uma experiência diferente e completa".

Para Helena Freitas, uma das organizadoras e turista assídua dos roteiros, cada local visitado representa uma renovação da vida em Cristo. "Essa concretização da fé é muito importante dentro da Igreja Católica. As viagens formam grupos, redes de amizade, pois nos encontramos depois para trocar experiências e isso acaba reforçando nossos laços com a comunidade e com a religião", completou. Os pacotes mais baratos saem por U$ 2,5 mil dólares e todas as despesas como seguro saúde, refeições, gorjetas, translados, passagens e hospedagens estão incluídos.

Texto na ítegra: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário