Estamos no período quaresmal. Este período exige de cada um de nós uma mudança de vida, mundança de velhos hábitos. Mas para mudar, é preciso conhencer-se, e apartir do cohecimento, ir em busca das soluções. Segue uma matéria muito interessante que mostra a importância do conhecer-se. Aproveitem!
A palavra mística vem da palavra “mistério”, que significa aquilo que é incompreensível, aquilo que é inexplicável, pois é algo que vai além dos limites do conhecimento. Por isso é um mistério, sendo assim, impenetrável à razão humana.
Dentro deste contexto, estudamos os gêneros espirituais, desenvolvendo uma doutrina de essência totalmente Divina, sendo necessário realizar um encontro com Deus fazendo a acepção da experiência da descoberta da presença do uno na alma humana. Logo, podemos dizer que a experiência mística é definido por um caminho onde o pensamento humano se identifica com o pensamento divino, confluindo para a realização da unidade entre Deus e o ser humano.
Com a finalidade de encontrar-se com a Luz Divina, o místico percorre um caminho de elevação a Deus. Este caminho consiste na meditação e em uma vida extremamente simples. Pergunto a você hoje: é preciso fazer este caminho? Se for necessário, que caminho seguir para a empreitada desta busca? A resposta, parece-me clara, é a via do conhecimento de si próprio, já que antes de conhecer a Deus, o ser humano deve conhecer a si mesmo. Conhecendo a si mesmo, aprenderemos a melhorar as nossas atitudes, a errar menos e compreender melhor os outros.
Sócrates, filósofo grego que viveu em Atenas por volta do século V A.C, dizia que quando uma pessoa toma juízo, ela simplesmente traz para fora algo que já está dentro dela. Daí, sua célebre frase: “Homem, conhece a ti mesmo”. Portanto, percebemos que não há magia nem ingrediente secreto, apenas a pura e simples aventura da contemplação do eu, da substância do ser, de quem você realmente é. Trabalho pungente, mas de verdadeira realização da verdade, pois Deus reside na plenitude do ser, causa imanente da natureza humana.
Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine para que possamos realizar o maior desafio do homem: “Conhecer a si mesmo” e desta forma, realizar a experiência mística de se sentir um só com a alma do universo, proclamando: “Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio, sois o meu Senhor, fora de vós não há felicidade para mim” (Salmo 15,1-2).
Carla Marinho
Site anjos de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário