terça-feira, 31 de março de 2009

Loucura para os homens... Sabedoria para Deus!

A muitos parece dura esta palavra: Renuncia a ti mesmo, toma tua cruz e segue-me.
Muito mais duro, porém, será ouvir aquela última sentença: Afasta-te de mim, maldito, para o fogo eterno. Aqueles que agora, de boa vontade ouvem e seguem a palavra da cruz, não temerão ouvir a sentença final...
Porque temes, pois, tomar as cruzes do dia-a-dia, se é por ela que se chega ao reino?
Na cruz está a Salvação e a vida. Dela dimanam as suavidades celestes, a fortaleza da alma, a alegria do Espírito e a perfeição da Santidade.
Ele foi adiante de ti,carregando sua cruz ás costas e nela morreu por teu amor,para que tu também leves a tua e nela desejes morrer.Porque se com ele morres,do mesmo modo viverás com ele;se fores seu companheiro no sofrimento,também o serás na glória.(Imitação de Cristo XII)

Meu irmão (a), não temas abraçar as cruzes que te são apresentadas dia após dia, muitas vezes sem compreendê-la, abrace-a e experimente unir-se a Jesus sofredor, que te apresenta após ela, a alegria da eternidade. Em cada sofrimento, em cada dor e dificuldade, sinta o próprio Jesus sendo teu cirineu.
Que possas nessa última semana que nos resta da quaresma, experimentar a graça de unir-se ao Senhor, pelos fatos que te acontecem e que te são árduos para te, enfrente-os como verdadeiro cristão que vive a cruz na certeza da ressurreição.
A cruz não é o fim de tudo, é o começo, lembre-se que foi através dela que nos foi concedido à vida em plenitude.

Deus o abençoe e o ajude a caminhar sem se deixar levar pelo peso da cruz, e quando estiveres cansado e fatigado, lembre-se do que disse Jesus:
Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas, porque meu jugo é suave e meu peso é leve. (Mateus 11,28-30)




Daniele Maria
Consagrada Obra de Maria e Celibatária
Missão Peixe / TO

segunda-feira, 30 de março de 2009

E quando os sonhos se frustram?

Meu irmão ou minha irmã, você já passou por isso? Ou está passando por algo do tipo nesse momento? Dói, não dói!? E muito... Faltam as palavras...

E como explicar as confirmações que não se concretizaram? E como restaurar uma fé que ficou aos cacos? Talvez não fosse fé verdadeira... Quem ousará julgar? Como voltar a sonhar e não desistir de realizar aquele sonho? Aquele específico, que você e Deus sabem.

Lágrimas rolam... Perguntas surgem... O que fazer? Meu Deus, dói demais....

Quando imagino o Senhor, ao tentar esboçar alguma oração, visualizo-o a minha frente, em pé, em seu silêncio... Olhando para mim... Com aquele olhar de misericórdia, como quem dissesse: “Filha, ainda tens que aprender tanto!”.

Peçamos ao Senhor a graça de aceitarmos a vontade d’Ele em nossas vidas. De saber que mesmo quando tudo parece dar errado, é porque Deus tem um propósito para tudo isso. Não entendemos alguns rumos de nossa vida. A nossa rota já estava traçada, mas tudo mudou. Perguntamo-nos: “Meu Deus, o que fazer? Por que não deu certo para mim?”. TENHAMOS PACIÊNCIA! Há momentos na vida que o tempo é de lançar sementes. E por essa razão, não é a hora de colher os frutos ainda. Mas estamos com tanta fome... Enquanto isso, o nosso vizinho já colhe frutos. Pensamos: “Oh meu Deus! Por que eu ainda não recebi tal graça?”.

Ah Senhor, dai-nos a graça de não nos desesperarmos... Ajuda-nos a esperar em Ti, com uma confiança inabalável! E sem esquecer de fazer a nossa parte! Aquilo que compete apenas a nós para o milagre acontecer.

Por fim, gostaria de partilhar com vocês, amigos virtuais, duas frases:

“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Provérbios 16,9).

“A vida não é uma corrida de 100m rasos e, sim, uma maratona. Assim, nem sempre quem larga primeiro é quem consegue chegar ao final!”

E que o Senhor Jesus e a Virgem Maria nos ajudem!

Claudia
Site Anjos de Jesus

sexta-feira, 27 de março de 2009

Chegamos a ÁFRICA!

Conheça um pouco mais sobre Costa do Marfim, onde a Comunidade Obra de Maria abriu uma casa de missão.



Gilberto Gomes (Fundador Obra de Maria) no centro com dois missionários Africanos.

quinta-feira, 26 de março de 2009

A Tua GRAÇA nos basta!!!

“Que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco...” (Rm 16,20)

Esta saudação de São Paulo aos Romanos (que se repete em 1Cor 16,23, 2Cor 13,13, etc.) nos leva a uma reflexão sobre algumas questões fundamentais da nossa fé católica e principalmente da nossa caminhada cristã como por exemplo: o que é a Graça de Cristo? Quais os efeitos e as conseqüências dessa Graça no homem? Para tais perguntas não tentarei respondê-las no intuito de conceituá-las e fechá-las a debate, mas de principiar uma discussão reflexiva do assunto.

No Catecismo da Igreja Católica (C.E.C.) a Graça “é o favor, o socorro gratuito que Deus nos dá para responder a seu convite: tornar-nos filhos de Deus, filhos adotivos, participantes da natureza divina, da vida eterna.”1. Para Luis F. Ladaria a Graça “é a benevolência de Deus para com o homem manifestada em sua presença”2 que é o próprio Jesus Cristo, pelo Espírito Santo. Pela Graça o homem eleva “a expressão máxima da dignidade humana que é a vocação à comunhão com Deus”3 e só neste ato de unidade plena é que o mistério da encarnação, da morte e ressurreição de Jesus Cristo é revelado, pois, nesta dinâmica do amor divino, como diz no Concílio Vaticano II, “o homem é revelado ao próprio homem”4 e assim se abre (no sentido de ter consciência) para a Graça. Porque “se abrir” no sentido de “ter consciência”? Porque Deus sempre estará conosco e em nós, mesmos se estivermos fechados a Ele. Para que as bênçãos aconteçam em nossa vida é preciso se abrir, quer dizer, ter consciência dessa presença trinitária em nós.

Esta sobriedade de Deus se chama Fé, que é a capacidade do homem de acreditar em Deus, e é importantíssima para o segundo passo de nossa reflexão que são os efeitos e as conseqüências da Graça: a justificação, a filiação divina e a transformação do homem interior.

O principado da Graça é a justificação do pecador. O C.E.C. nos fala que a Graça “Tem o poder de nos justificar, isto é, purificar-nos de nossos pecados e comunicar-nos a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo e pelo batismo.”5. Para Luis F. Ladaria a justificação é a justiça de Deus que liberta o inocente: “Ela é a postura de fidelidade de Deus à sua aliança com Israel, que o leva a salvar o povo eleito, a libertá-los dos inimigos, etc.”6. Para Sto. Agostinho “a justificação do ímpio é uma obra maior que a criação dos céus e da terra, pois, os céus e a terra passarão, ao passo que a salvação e a justificação dos eleitos permanecerão para sempre.”7. Após a justificação, o homem pode verdadeiramente se unir a Deus. Esta filiação, que se dá pelo Espírito Santo, segundo Ladaria, “é o centro e o fundamento da existência do crente e a máxima plenitude a que o homem possa aspirar.”8. Jesus Cristo mantém uma relação única e irrepetível com o Pai e estar filiado a Deus, quer dizer “conformado em Cristo”, é “participar desta relação única e irrepetível (que nunca se repete, que sempre é nova) que Jesus tem com o Pai.”9.

A justificação e a filiação, conseqüências da Graça, nos leva a plenitude do nosso ser nos transformando a cada dia, a cada ação, a cada reflexão, a cada gesto, até o fim de nossas vidas. É nesse processo que o homem passa do estado de injusto para justo, de inimigo para amigo e se santifica renovando o seu interior.10 E porque a verdade de Cristo, que é este amor de Deus por cada um de nós, transforma o mundo? Porque um homem transformado pode, com o seu testemunho, transformar sua família; uma família transformada pode transformar uma sociedade; uma sociedade transformada em Cristo por essa dinâmica do amor, fará o Reino de Deus plenificar na terra e a paz e a justiça, tão desejada por todos os homens, reinar definitivamente.

Que nesta quaresma, tempo de reflexão da vida pela prática da oração, penitência e caridade, o espírito fraterno possa reinar em nosso meio e a Graça de Deus nos conduzir à santificação e conseqüentemente à participação da vida divina, que é a unidade plena com a trindade. Que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco. Amém.

Nota de Rodapé:
1- C.E.C.,1996 - p.526; 2 – Luis F. Ladaria, Introdução à Antropologia Teológica, p. 104; 3 – Concílio Vaticano II, Constituição Pastoral Gaudium et Spes, 1373: n° 19 – p.482; 4 – Concílio Vaticano II, , Constituição Pastoral Gaudium et Spes, 1385: n° 22 – p.485; 5 – C.E.C.,1987 – p.524; 6 – Luis F. Ladaria, Introdução à Antropologia Teológica, p. 108; 7 – Sto. Agostinho, In Ev. Jo.,72,3; 8 - Luis F. Ladaria, Introdução à Antropologia Teológica, p. 119; 9 - Luis F. Ladaria, Introdução à Antropologia Teológica, p. 122; 10 - Luis F. Ladaria, Introdução à Antropologia Teológica, p. 125.

Renato Barros
Fase do Discipulado
da Comunidade Obra de Maria

quarta-feira, 25 de março de 2009

Solenidade da Anunciação do Senhor!

Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.
Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

Com alegria contemplamos o Mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do Mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’"

Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.

Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:

"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".




Ainda mais, hoje, a nossa Comunidade comemora 19 anos de vida e de evangelização. É um dia muito especial para nós que somos da Família Obra de Maria. Parabéns a todos, mas em especial ao nosso querido fundador Gilberto, ele que disse SIM, por primeiro. Foi ousado assim como Nossa Senhora! Ser comunidade é partilhar o maior DOM que Deus nos deu, a nossa vida. Através do nosso SIM, somos um presente para o outro. Somos obra de Deus, somos OBRA DE MARIA. Entre em contato conosco: vocacao.palmas@obrademaria.com.br ou vocacao-palmas.blogspot.com

Primeira casa de missão da Comunidade

Ícone que inspirou a medalha da comunidade

Encontro de Gilberto(Fundador) com Papa João Paulo II

segunda-feira, 23 de março de 2009

Está cansado? Quer uma forcinha?

Pois você não sabe? Acaso não ouviu falar? Javé é o Deus eterno; foi ele quem criou os confins do mundo. Ele não se cansa, nem se fatiga, e sua inteligência é insondável. Ele dá ânimo ao cansado e recupera as forças do enfraquecido.Até os jovens se fatigam e cansam, e os moços também tropeçam e caem, mas os que esperam em Javé renovam suas forças, criam asas, como águias, correm e não se fatigam, podem andar que não se cansam. (Is 40, 28-31)

Tem uma música que começa assim: “Se você está cansado, sem lugar pra descansar. Venha ao Coração Sagrado de Jesus que aberto está!” Eu sempre lembro dela quando estou enfraquecendo, pois é no coração misericordioso de Jesus que encontramos o ânimo e reavivamos as nossas forças.

Não é difícil passarmos por estes momentos de desânimo e de tristeza, mas quando estamos ao lado do Senhor, temos a fonte de todas as forças necessárias para reanimarmos tudo em nossa vida. Nem sempre sabemos aproveitar tudo que Jesus tem para nos oferecer e acabamos caindo no desânimo e na tristeza que pode se tornar uma depressão, um dos grandes males atuais da humanidade.

Nosso Deus é um Deus de força, de vitória e de vida, não podemos nos permitir sentir tristeza, infelicidade ou depressão, pois Deus nos quer sempre vivos e Ele veio para nos dar a vida em abundância (cf Jo 10, 10b). Precisamos estar atentos para que a vontade de Deus se faça sempre em nossa vida.

Sabemos que estamos a todo momento propícios a enfrentar problemas e dificuldades, mas isso não pode ser um motivo de queda e de enfraquecimento, devemos confiar em Deus sempre, pois Ele não permite que carreguemos uma cruz mais pesadas do que as nossas forças possam suportar.

Jesus vem ainda com seu amor e sua graça a nos reanimar e a nos fortalecer quando nos diz: “Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11, 28-30)

Nós temos um Porto Seguro onde podemos colocar todas as nossas dificuldades e tudo que nos desanima, portanto entreguemos a Deus tudo aquilo que nos retira a paz e nos inquieta e todas as nossas necessidades para que Ele venha suprir de acordo com a Sua vontade e não de acordo com a nossa.

"Só Deus preenche o vazio quando estamos 'cheios' da vida!"

sábado, 21 de março de 2009

O Autodomínio

O futuro é o tempo que será construído por nós. O passado não volta e o presente, muitas vezes, é imutável. Mas se não tivemos a oportunidade de escolher nosso passado, podemos escolher e planejar nosso futuro. Com isso, vamos nos afeiçoando às coisas lá de cima.

Buscar as coisas do alto é caminhar para uma meta que sabemos que podemos atingir.
Deus está do nosso lado. O ser humano foi criado para dominar o mundo e as coisas do mundo. Deus o criou como parceiro. Temos o Espírito Santo que nos inspira e impulsiona para as coisas de Deus. Ele, que conhece as coisas do alto, nos ensina a amá-las e a gestá-las no coração.

Não adianta nada dominarmos as máquinas se as pessoas não conseguem se dominar. O primeiro domínio que devemos exercitar é o domínio sobre nós mesmos, sobre nossos desejos, acolhendo aquilo que está de acordo com as coisas do alto e rejeitando tudo aquilo que nos atrapalha na caminhada.

A certeza da morte e da vida eterna nos ajuda nesse processo. O medo da morte ou a tentação de se achar imortal, vivendo como se a morte não existisse, é uma das grandes causas da infelicidade humana. Não adianta amenizar a morte. Ela é a nossa única certeza. Sabendo disso, devemos canalizar nossa vida para valores que vencem a morte, que ultrapassam a morte, como Jesus fez e nos ensinou.

Essa certeza deve tornar-se também um parâmetro para que possamos julgar nossas ações, palavras e pensamentos. Se não sou eterno, o que tornarei eterno com minha vida? É preciso deixar marcas de eterno por onde passamos e com quem convivemos.

Buscar as coisas do alto é saber que essa meta é possível de ser alcançada. Não é fácil. Fácil é ir para o inferno, já que não exige esforço nenhum. As coisas de Deus são sempre difíceis, porque nos apegamos demais às coisas aqui da terra. Aliás, a dor maior que sentimos em nossas perdas é exatamente a dor do apego. Achamos que tudo é nosso e vivemos a ilusão de que tudo depende da gente.

Quando temos muita coisa para olhar e para cuidar, não olhamos para o essencial, aquilo que está além do óbvio.
Fonte: Pe. Léo

quinta-feira, 19 de março de 2009

Valei-me São José!!!

A nossa Comunidade (Obra de Maria) tem 4 Santos como protetores: São João Evangelista, São Pio de Pietrelcina, Santa Teresinha do Menino Jesus e, um grande santo que comemoramos hoje, o glorioso São José.
Segue um pouco da história deste homem que foi tão importante na história da salvação.
O nome "José" significa "Deus acrescenta um filho" ou "Deus cumula de bens", em hebraico. É um nome muito conhecido. Existem muitos santos com o nome de José:José de Anchieta, José Benedito Cottolengo, José Cafasso, José de Calasanz, José de Copertino, José Marello, José Moscati, José Oriol e outros.

No dia 19 de março celebramos a festa daquele José que serviu de modelo para todos os outros: José de Nazaré, o carpinteiro, patrono da Igreja Católica.José recebeu de Deus uma missão sem igual: ele foi escolhido para ser o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus. (Mt 1,18-25)
Por ter sido educador de Jesus quando menino, adolescente e jovem, José teve grande importância na história da salvação. São José é visto como o homem do silêncio, escondimento e humilde. É também o homem do trabalho para sustentar sua família; é o homem justo, isto é, reto, obediente, de fé profunda, totalmente disponível à vontade de Deus.José tinha a profissão de carpinteiro.
Era um artesão simples e modesto. E foi esta profissão que ele ensinou a Jesus.Não sabemos quando José morreu. Provavelmente foi pouco antes de Jesus começar sua pregação pública.
O Papa Pio IX declarou São José como protetor de toda a Igreja Católica e o Papa Pio XII o propôs como modelo para os trabalhadores. Muitos santos foram devotos de São José: São Francisco de Sales, Santa Terezinha do Menino Jesus, São Tomás de Aquino; São José Marello e muitos outros....
Equipe Blog
Palmas / TO

terça-feira, 17 de março de 2009

Cerco de Jericó!!!

“A Igreja é obra de Deus, é ação de Deus, é reconhecimento daquilo que Deus faz em favor dos homens. E a adoração que a liturgia expressa, sobretudo a Eucaristia, é o centro da adoração: é o reconhecimento de Deus, reconhecimento que tudo vem dele, reconhecimento que tudo aquilo que nos pertence deve estar em harmonia com o Senhor”. Neste momento de forte secularização, no qual se tende a esquecer Deus e a não considerá-Lo importante na vida do homem, é necessário reiterar que a adoração vem em primeiro lugar”.
(Cardeal Antonio Cañizares)
Somos uma comunidade de adoração, e sabemos que sem a força de Jesus Sacramentado, nada somos. Tendo consciência disso, hoje, demos início em nossa casa de missão a mais um cerco de Jericó. Serão 7 dias e 7 noites de muitas bençãos e muitas graças diante de Jesus Sacramentado.
Segue algumas fotos da abertura...


Equipe Blog
Palmas / TO

domingo, 15 de março de 2009

É preciso NADAR...


“Não espere seu barco chegar, nade em direção a ele!”

Por diversas vezes ficamos parado olhando para o céu, esperando o milagre acontecer, a oportunidade bater em nossa porta, Jesus descer dos céus e mostrar-nos que é preciso arregaçar as mangas e ir em busca dos sonhos e objetivos.

Nadar em direção ao barco, é correr atrás das nossas realizações, é dizer de uma maneira diferente e inovadora que não precisamos esperar que mais uma vez o milagre da vida faça sua parte, e eu fico de braços cruzados apenas esperando os bons resultados chegarem até meu alcance.
Meu irmão (a), você é capaz de escrever sua própria história, você é capaz de agarrar as oportunidades que o próprio Deus te apresenta para que sejas uma pessoa melhor, mais feliz e realizada.

Deus não te fez para ser um fracassado, ou uma fracassada, ele te fez para ser feliz em tudo que empregares mais para isso precisas enfrentar as enormes ondas agitadas da vida, que se apresentam de diversas formas para te colocar no chão, para te fazer desistir já em alto mar e esperar descansadamente que teu barco chegue ao teu alcance quando bem quiser.
Esperar que os sonhos se realizem sem fazer nenhum esforço, é a mesma coisa que declarar que esses sonhos já são frustrados, pois se você que sonha não busca fazê-los real imagina quem não sabe que eles existem?

Esse barco do qual cito, representa teus sonhos... Que barco estais esperando chegar?
Ser de Deus é ser decidido, é correr atrás dos sonhos que eu sei que meu Deus já sonhou pra mim.

Não se canse de nadar em busca desse barco!!!





Daniele Maria
Consagrada e Celibatária
Com. Obra de Maria

quinta-feira, 12 de março de 2009

Conhecer-se, porque?

Estamos no período quaresmal. Este período exige de cada um de nós uma mudança de vida, mundança de velhos hábitos. Mas para mudar, é preciso conhencer-se, e apartir do cohecimento, ir em busca das soluções. Segue uma matéria muito interessante que mostra a importância do conhecer-se. Aproveitem!

A palavra mística vem da palavra “mistério”, que significa aquilo que é incompreensível, aquilo que é inexplicável, pois é algo que vai além dos limites do conhecimento. Por isso é um mistério, sendo assim, impenetrável à razão humana.

Dentro deste contexto, estudamos os gêneros espirituais, desenvolvendo uma doutrina de essência totalmente Divina, sendo necessário realizar um encontro com Deus fazendo a acepção da experiência da descoberta da presença do uno na alma humana. Logo, podemos dizer que a experiência mística é definido por um caminho onde o pensamento humano se identifica com o pensamento divino, confluindo para a realização da unidade entre Deus e o ser humano.

Com a finalidade de encontrar-se com a Luz Divina, o místico percorre um caminho de elevação a Deus. Este caminho consiste na meditação e em uma vida extremamente simples. Pergunto a você hoje: é preciso fazer este caminho? Se for necessário, que caminho seguir para a empreitada desta busca? A resposta, parece-me clara, é a via do conhecimento de si próprio, já que antes de conhecer a Deus, o ser humano deve conhecer a si mesmo. Conhecendo a si mesmo, aprenderemos a melhorar as nossas atitudes, a errar menos e compreender melhor os outros.
Sócrates, filósofo grego que viveu em Atenas por volta do século V A.C, dizia que quando uma pessoa toma juízo, ela simplesmente traz para fora algo que já está dentro dela. Daí, sua célebre frase: “Homem, conhece a ti mesmo”. Portanto, percebemos que não há magia nem ingrediente secreto, apenas a pura e simples aventura da contemplação do eu, da substância do ser, de quem você realmente é. Trabalho pungente, mas de verdadeira realização da verdade, pois Deus reside na plenitude do ser, causa imanente da natureza humana.

Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine para que possamos realizar o maior desafio do homem: “Conhecer a si mesmo” e desta forma, realizar a experiência mística de se sentir um só com a alma do universo, proclamando: “Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio, sois o meu Senhor, fora de vós não há felicidade para mim” (Salmo 15,1-2).

Carla Marinho
Site anjos de Jesus

terça-feira, 10 de março de 2009

Os Caminhos da FÉ!

Com a proximidade da Páscoa nenhum destino turístico pode ser mais atraente do que a Terra Santa. O local é o cenário mais importante da história do cristianismo, pois, segundo registros históricos e bíblicos, foi lá onde Jesus nasceu, viveu e foi crucificado. Outros roteiros como Portugal, Itália, Turquia e Egito também estão em alta no período da Semana Santa. Milhares de fiéis seguem em peregrinação visitando pontos inimagináveis como o local onde o corpo de Jesus foi enterrado, a casa em que Maria passou seus últimos dias ou mesmo o rio usado por João Batista para batizar o Messias.

Poucos sabem, mas Pernambuco abriga a maior agência de turismo religioso do Brasil: Rainha da Paz Peregrinações (Comunidade Obra de Maria). Criada em 1985, com o objetivo de apoiar a Renovação Carismática Católica, a comunidade tem filiais em São Paulo e Brasília. "Nossas peregrinações começaram de maneira espontânea. Alguns padres e alguns fiéis se reuniram para ter experiências de fé. A viagem deu muito certo e a procura só foi crescendo. Não precisamos nem fazer divulgações. Nossa melhor propaganda é a satisfação das pessoas que viajaram", explicou o fundador da Obra de Maria, Gilberto Gomes.

O resultado do trabalho boca-a-boca impressiona. Só no ano passado a agência levou oito mil brasileiros para conhecer locais considerados sagrados em todo o mundo. Quase metade das viagens com esse objetivo no país. O casal Nelma e Romeo Araújo estava entre eles. "As viagens são verdadeiras obras de Maria. Nada dá errado, todos os problemas e contratempos tornam-se pequenos. A sensação de estar nos mesmos lugares que a gente lê na bíblia é indescritível e única. Fora a vivência religiosa muito forte, ainda vemos todo o lado cultural dos países visitados e temos um tempo reservado para as compras. Ou seja, é uma experiência diferente e completa".

Para Helena Freitas, uma das organizadoras e turista assídua dos roteiros, cada local visitado representa uma renovação da vida em Cristo. "Essa concretização da fé é muito importante dentro da Igreja Católica. As viagens formam grupos, redes de amizade, pois nos encontramos depois para trocar experiências e isso acaba reforçando nossos laços com a comunidade e com a religião", completou. Os pacotes mais baratos saem por U$ 2,5 mil dólares e todas as despesas como seguro saúde, refeições, gorjetas, translados, passagens e hospedagens estão incluídos.

Texto na ítegra: Diário de Pernambuco

domingo, 8 de março de 2009

Vocacional Obra de Maria

Ontem, 08 de março, aconteceu o primeiro Encontro Vocacional do ano de 2009, na Missão de Palmas. Participaram do encontro pessoas de vários bairros de Palmas. Jovens, adultos, casados, crianças! O tema do encontro foi: "Vem servir ao Senhor com Alegria!"

Foi uma oportunidade dos participantes conhecerem mais sobre a Comunidade Obra de Maria.


Segue um vídeo com as principais fotos do encontro...

Equipe Blog Palmas
"Vem servir ao Senhor com Alegria!

sábado, 7 de março de 2009

MULHER, Jóia rara!

P A R A B É N S M U L H E R E S !!
“Cuida-te muito em não fazer chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisoteada, nem da cabeça para ser superior, senão do lado para ser igual… debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada”.

Segue o testemunho de duas irmãs de Comunidade, que falam o que é ser uma mulher de Deus:

Ser uma mulher de Deus é deixar que Ele dirija os nossos passos de modo que todos os nossos planos estejam de acordo a Sua vontade. É viver por Ele e morrer por Ele, buscando seu Santo Espírito: Combustível para a nossa busca diária da santidade. Para viver isso é necessário viver seguindo os passos de Maria; Ela deve ser sempre a nossa forma, o nosso espelho, nosso exemplo a ser seguido. Um fraterno abraço a todas as mulheres. Que Nossa Senhora passe a frente de todos seus passos para Deus na busca da santidade. (Eveline - Com. Obra de Maria - Recife)

Não é fácil ser uma mulher de Deus na realidade que vivemos, onde o que importa é estar na moda, termos a forma de ícones tidos como exemplo perfeito de personalidade, cor de cabelo, tipo de roupas e, até mesmo, formas físicas. Há muita gente imitando mulheres famosas, porém o que o mundo precisa é de mulheres que descubram o seu valor próprio, que tenham a sua personalidade própria e que olhem os exemplos de mulheres que conseguiram a alegria verdadeira, a beleza verdadeira, alguém que soube ser mulher em todos os aspectos, como por exemplo: Nossa Senhora. Para ser bela, para conquistar nosso espaço, para sermos vistas precisamos apenas ser nós mesmas e cumprirmos o projeto de Deus.

O sonho de Deus é que todo ser humano encontre seu espaço no mundo, seja realizado e feliz.
A mulher de Deus é alguém que sabe seu valor, que sabe ser amada por Deus, que transborda alegria e que, mesmo em meio às dores sabe silenciar e confiar como Maria.
Tem sempre um sorriso no rosto e esbanja a beleza dada pelo Pai criador. Quando nós, mulheres temos a coragem de colocarmos a vida nas mãos de Jesus, ai sim, encontrarmos a fonte da beleza, da perfeição e da alegria, não precisamos viver imitando, nem expondo o corpo para sermos vistas.
A confiança de termos a vida nas mãos de Jesus diminuem a preocupação com o que comeremos o que vestiremos, entre outras, o que nos dá a oportunidade de mantermos a mente e o corpo em harmonia, em paz.
Sabemos que a preocupação, a solidão tem matado a muitos e deixado muitas mulheres com semblantes sombrios, porém se eu e você nos tornarmos mulheres de Deus iremos evitar muitas rugas. Que a força do Espírito Santo coloque cada vez mais em nós a certeza de que a glória de Deus é ver-nos de pé, felizes e realizadas. Salve 08 de Março! (Josivânia - Com. Obra de Maria - Recife)

Equipe Blog

Polêmica: Aborto X Excomunhão

Nós estamos trazendo uma matéria que está sendo muito acessada por causa da polêmica:

Aborto X Excomunhão
Estamos diante de mais um fato em que a mídia se coloca com toda voracidade contra a Igreja.

Frases como:
A Igreja insiste no erro.
Igreja é retrógrada.
Dom José age como inquisitor…
e tantas outras que já foram feitas e que ainda serão.

É bom que fique bem claro uma coisa, não foi Dom José Cardoso Sobrinho quem excomungou os envolvidos no ato do aborto, (independente da situação que certamente ninguém desejaria no que ocorresse com um de sua família), mas sim eles próprios incorreram em um delito contra as leis da Igreja.

O assunto é muito polêmico e sei que muitos católicos pensando na menina de 9 anos (pois até eu ainda hoje só em pensar fico chocado) são à favor de tal situação. Infelizmente por não conhecer bem a doutrina da Igreja e o que ela realmente pensa a respeito de tais assuntos.

O QUE É EXCOMUNHÃO?

Quando faço parte de uma instituição, o faço por concordar com suas idéias e doutrinas, se as trangrido, logo não estou em comunhão com os demais do grupo que dela fazem parte. No caso da Igreja que considera o aborto um homicídio (e não há exceção) quem não concorda lógicamente não está em comunhão com ela.

Quanto à excomunhão por causa de aborto, é claro que… Leia mais...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Sacramento da Confissão!

Estamos vivendo um momento bem própicio, tempo quaresmal, onde a igreja nos convida a olharmos para dentro de nós, e buscarmos uma conversão diária. E uma das formas de voltarmos o nosso coração para Deus, é através do Sacramento da Confissão (Penitência).
Muitas pessoas ainda tem dúvida sobre este sacramento, segue então explicação sobre o mesmo...

Jesus disse que não iria abolir a Lei, mas levá-la à perfeição (cf. Mt 5,17). Logo os sacramentos que existiam na antiga Lei não deveriam ser abolidos, mas deveriam chegar à perfeição com o advento de Cristo. As prescrições da Lei Mosaica sobre o perdão dos pecados, encontraram sua perfeição no sacramento da Confissão, ou reconciliação como era chamado por S. Paulo (cf 2 Cor 5,18).

Quem perdoa os nossos pecados é Deus. Mesmo nas várias prescrições de sacrifícios para perdão dos pecados que havia na antiga Lei, não era o sacerdote que os perdoava. Ele oferecia os sacrifícios a Deus, pois somente Deus é quem conferia o perdão deles. Desta forma, os judeus não pensavam que quem perdoava seus pecados era o sacerdote, pois sabiam muito bem que era Deus.

Tanto é, que na controvérsia com Cristo sobre este tema, os fariseus declararam sem titubear: "Quem pode perdoar pecados senão unicamente Deus?" (cf. Lc 5,21). Disseram isto, embora os sacrifícios para reparação do pecado fossem oferecidos pelo sacerdote levita.

Nesta mesma controvérsia, Jesus prova aos fariseus que possui toda autoridade para perdoar os pecados dos homens:

"Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, replicou-lhes: Que pensais nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: Perdoados te são os pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados (disse ele ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. No mesmo instante, levantou-se ele à vista deles, tomou o leito e partiu para casa, glorificando a Deus" (Lc 5,22-25).

O mesmo Cristo que provou ter autoridade para na terra perdoar os pecados dos homens, conferiu esta mesma autoridade aos seus apóstolos:

"[Após aparecer ressuscitado, Jesus] Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20,21-23).

S. Tiago Menor em sua epístola universal escreveu:

"14. Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 15. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16. Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia" (Tg 5,14-16).

O apóstolo refere-se primeiro aos “sacerdotes da Igreja”, isto é, aqueles que receberam o sacramento da ordem, e por isso participam do sacerdócio ministerial de Cristo (os protestantes dizem que só existe no NT o sacerdócio régio de todos os fiéis, então porquê S. Tiago se refere aos sacerdotes da Igreja?). Depois nos ensina o S. Tiago “confessai os vossos pecados uns aos outros”, isto é, devemos confessar nossos pecados aos sacerdotes, que o fazem in persona Christi (na pessoa de Cristo).

Colocando o ano de 1215 na pergunta o autor sugere que somente no séc. XIII a Igreja tenha instituído a confissão.

A prática da Igreja e a fé no sacramento da confissão é tão antiga, que no século III um grupo comandado por um presbítero romano, chamado Novato, ensina que o pecado só pode ser perdoado uma única vez e somente no batismo. Este grupo é chamado de novacianos ou rigoristas. Tiveram muita influência até o século IV.

S. Ambrósio (pai espiritual de S. Agostinho) lhes opõem firmemente e em aproximadamente 370 d.C escreve seu tratado Sobre a Penitência, contra os ensinamentos de Novato. Vejamos alguns trechos:

"Dizem eles [os hereges novacianos], porém, que prestam reverência ao Senhor, o único a quem reservam o poder de remir os crimes. Pelo contrário, ninguém lhe faz maior injúria do que aqueles que querem anular seus mandamentos, rejeitar o encargo que lhes foi confiado. Pois se o próprio Senhor Jesus diz em seu Evangelho: 'Recebei o Espírito Santo, e a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados, e a quem os retiverdes, ser-lhe-ão retidos'(Jô 20,22-23). Quem é que o honra mais: aquele que obedece a seus mandamentos ou aquele que resiste a eles?" (Santo Ambrósio de Milão, Sobre a Penitência 2,6. 370 DC).

"Que sociedade podem então ter contigo [Jesus] estes que não aceitam as chaves do Reino (cf. Mt 16,19), ao negarem que devem perdoar os pecados?" (Santo Ambrósio de Milão, Sobre a Penitência 7,32. 370 DC).

"É certamente isto que eles [os novacianos] confessam a seu próprio respeito e com razão; de fato, não podem ter a herança de Pedro aqueles que não tem a cátedra de Pedro, a qual despedaçam com uma ímpia divisão. Contudo, é sem razão que negam também que na Igreja os pecados possam ser perdoados" (Santo Ambrósio de Milão, Sobre a Penitência 7,33. 370 DC).

As controvérsias entre os novacianos e católicos, mostram a realidade da prática e da fé no Sacramento da Confissão já nos primeiros séculos. Se fosse novidade do séc. XIII, Novato não se oporia a ela e nem S. Ambrósio precisaria defendê-la.

Lutero com a sua “reforma” não aboliu o Sacramento da Confissão. A abolição total deste Sacramento veio por “reformas” de outros pseudo-homens de Deus. Entre os protestantes, somente os luteranos e anglicanos (protestantes históricos) conservam a observância do Sacramento da Confissão.


terça-feira, 3 de março de 2009

O que fazer na angústia?

Há algum tempo, minha prima começou a ficar depressiva, e não sabia muito bem identificar o motivo disso, mas passou a se sentir "tipo assim, meio que sei lá", entende?
Então, resolveu buscar ajuda profissional e começou a fazer análise com umaconceituada psicóloga, que lhe cobrava setenta reais por hora de sessão.
Certo dia, perguntei a ela o que essa mulher lhe dizia. Ela me respondeu: "Na verdade, ela fala muito pouco, fica mais me ouvindo..." Que mundo triste esse, onde se paga setenta reais por hora, para alguém escutar o que se passa em seu coração.
Talvez, neste exato momento, você esteja se sentindo assim também, "meio que sei lá", meio triste, depressivo, angustiado, se perguntando o que fazer para cessar essa dor que não pára.Na simplicidade genial das coisas que Deus instituiu, através da Igreja, existe a resposta: O Sacramento da Confissão.

No dicionário, a definição de confessar é: revelar a verdade. Qual a verdade dentro de você que necessita ser revelada?Quem sabe um perdão que você não deu a alguém? Ou quem sabe um perdão que você não teve coragem de pedir? Ou algum sentimento de egoísmo, de inveja, de ódio? Talvez uma incapacidade de amar?...
Ao confessar, e receber um aconselhamento, você obtém –GRATUITAMENTE das mãos de Deus – o perdão de TODOS os seus pecados, a remissão de todos os seus erros e, isso, meu irmão, os setenta reais jamais lhe proporcionariam.
Assim, no exato momento da confissão, vivemos uma oportunidade única que a Igreja nos oferece de, além de nos reconciliar com Deus, de também poder vivenciar isso em comunhão com toda a Igreja, principalmente agora em que se deve preparar-se para viver a Páscoa, quando a confissão se torna o caminho da graça de Deus. Esse tempo tão único, e espiritualmente tão especial, se chama Quaresma, tempo de jejuns, orações, atos de caridade, mas acima detudo, tempo de confissão... E de experimentar a paz.
Rogério Feltrin
Rosa de Saron

domingo, 1 de março de 2009

Jornada Vocacional - Palmas

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, Vocação significa “Talento”. Para nós cristão, o significado de vocação vai bem mais além do que um simples talento. “Vocação é um chamado de Deus para um caminho religioso, que é atribuído para desempenhar funções em nossa missão para a construção do seu Reino".

Vocação é um dom que recebemos de Deus para bem realizarmos nosso papel na evangelização de seus filhos, a cada um é dado um dom. Deus nos deixou 07 Dons: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus.

Tipos de vocação de acordo com o Catecismo da Igreja Católica:

Vocação da Humanidade: consiste em manifestar a imagem de Deus e ser transformada à imagem do Filho único do Pai. Esta vocação implica uma dimensão pessoal, pois um é chamado a entrar na bem-aventurança divina, mas concerne também ao conjunto da comunidade humana.

Vocação dos Leigos: é especifico dos leigos, por sua própria vocação, procurar o Reino de Deus exercendo funções temporais e ordenando-as segundo Deus.

Vocação para a Castidade: castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual. A virtude da Castidade comporta, portanto, a integridade da pessoa e a integralidade da doação.

Vocação para o Amor: Deus, que criou o homem por amor, também o chamou para o amor, vocação fundamental e inata de todo ser humano. Pois o homem foi criado á imagem e semelhança de Deus, que é Amor. Tendo-os Deus criado homem e mulher, seu amor mútuo se torna uma imagem do amor absoluto e infalível de Deus pelo homem.

Vocação para o Apostolado: toda a Igreja é apostólica na medida em que, por meio dos sucessores de S. Pedro e dos apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com sua origem. Toda a Igreja é apostólica na medida em que é ‘enviada’ ao mundo inteiro; todos os membros da Igreja, ainda que de formas diversas, participam deste envio. “A vocação cristão é também por natureza vocação ao apostolado”. Denomina-se “apostolado” “toda a atividade do Corpo Místico” que tende a “estender o reino de Cristo a toda a terra”.

Vocação ao Casamento: a intima comunhão de vida e de amor conjugal que o Criador fundou e dotou com suas leis é instaurada pelo pacto conjugal, ou seja, pelo consentimento pessoal irrevogável. A vocação para o Matrimônio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher, conforme sairão da mão do Criador. “A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar”. “Esse amor é bom, muito bom, aos olhos do Criador, que é amor” (I Jo 4,8.16).

Vocação Sacerdotal: os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados para ser, em nome de Cristo, “pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja”. Por sua vez, “os esposos cristãos, para cumprir dignamente os deveres de seu estado, são fortalecidos e como que consagrados por um sacramento especial”.

Com a intenção de ajudar aqueles que ainda não descobriram a sua vocação, a qual foi chamado; A Arquidiocese de Palmas promoveu ontem (28/02), a I Jornada Vocacional.
Onde os jovens puderam participar de palestras, que abordaram o tema: VOCAÇÃO! Foi também celebrada uma missa pelo Arcebispo da Arquidiocese de Palmas, Dom Alberto Taveira. O dia foi encerrado com um show do cantor católico Eros Biondini (Minas Gerais).

Segue algumas fotos deste momento...

Grupo Jovem JUSEC (Paróquia N. Sra. das Mercês)

Dom Alberto e Eros Biondini

Vocação e Santidade não se escondem!!!

Equipe Blog Palmas