sábado, 9 de maio de 2009

Maria e a experiência da Palavra

Falar sobre Maria na história da salvação é mais do que uma missão, é um presente, falar dela no centro da história da salvação como cooperadora, é reacender em nós o desejo de sermos missionários com Maria, é reacender o nosso coração por vermos crescer os nossos grupos marianos. Maria na história da salvação é convidada a ser cooperadora assim como eu e você fomos convidados a cooperar na nossa paróquia.

Hoje nós ouvimos que Maria não é uma deusa, mas é uma mulher, uma criatura escolhida por Deus. Aqui começa a nossa caminhada de entender e centralizar a nossa atenção na resposta que Maria deu a escolha que Deus fez. Deus escolheu Maria, preservou-a do pecado original, mas não a transformou em uma boneca, ou em marionete, não a transformou Maria em alguém sem liberdade ou sem capacidade de responder e se comprometer. Sua resposta não era de uma pessoa que estava sendo controlada mas uma convidada. Maria usa sua liberdade para cooperar no plano da salvação.

Maria se apresenta como serva e como escrava, e tem gente por ai que ainda diz que ela quer ser Deus. Ela foi preservada do pecado, mas tinha a liberdade de dizer sim ou não. E veja a resposta de Nossa Senhora: “Faça se em mim segundo a tua Palavra”.

Maria não é mulher de alugar a barriga, e nem mulher de responder pela metade. No seu sim ela se consagrou à Palavra. Ela disse faça-se em mim segundo a tua palavra, ela respondeu dando o seu sim por inteiro. O convite para nós é para sermos marianos por inteiros, não somente nos dias que tem de rezar o terço. Assim como não podemos ser cristãos de aluguel, que se compromete pela metade.

Jesus a apresenta como mulher da Palavra. E nós pela Palavra, precisamos sair daqui melhor do que chegamos. Existe para nós um crescimento, não viemos só para rezar o terço ou para cantar, para isso também, mas viemos para o congresso para sairmos mais marianos do que chegamos. Se voltarmos para casa do jeito que chegamos, não vamos atrair ninguém a esta devoção tão linda a Nossa Senhora. Nós só vamos crescer através da Palavra e nela vamos aprender a conhecer Maria.

“Jesus respondeu: Meus irmãos e minhas irmãs são estes que ouve a Palavra de Deus e a põe em prática”. Tem como eu dizer que sou mariano se não conheço a Palavra? Como vou dizer que conheço Maria se não tenho a Palavra. Eu preciso apresentar Jesus através da Palavra. Quanto mais marianos nós formos mais cristão nós seremos. Maria nunca chama a atenção para ela, e sim para Jesus, quanto mais marianos, mais seremos parecidos com Jesus o seu Filho.

Fonte: Blog Formação Canção Nova

Um comentário: