quinta-feira, 21 de maio de 2009

A decepção leva ao conhecimento!

Alguns acontecimentos em nossa vida acabam nos decepcionando. Ficamos desiludidos conosco, com nossos fracassos, com nossos amigos, com nossa família, com a vida religiosa, com a paróquia em que freqüentamos etc.

Algumas pessoas reagem à decepção sem enfrentá-las e aceitam as realidades que a vida oferece, deixando as coisas acontecerem. Em seu coração morre toda a vida, toda a esperança. Com isso, enterram seus sonhos. No entanto, a decepção pode nos leva até o tesouro e nos liberta das ilusões que criamos a respeito do nosso futuro.
Talvez tenhamos olhado tudo através de um “óculos escuro”, mas agora a decepção nos tira esse óculos e nos mostra a verdade da vida. A decepção desmascara e desfaz o engano do qual fomos vítimas até então.

Mostra que nossa auto-imagem não era correta, que erramos na auto-avaliação. Desse modo a decepção é uma chance para descobrir meu verdadeiro eu, a imagem que Deus fez de mim. Claro que a decepção machuca, mas ao passar pela dor aprendemos a nos reconciliar com a realidade e assim viver de modo realista e adequado.

Ao superá-las, percebemos o crescimento em todas as áreas de nossa vida tornando-nos fortes, sábios e, principalmente, humanos.
Somente quem consegue crescer, consegue chegar a uma compreensão verdadeira. Quem não cresce não compreende os outros e nem a si mesmo.


Seminarista Laion Fernando
Consagrado Comunidade Obra de Maria
Palmas / TO

Um comentário:

  1. Todo aquele que escolhe e é escolhido para o caminho do Senhor, em algum momento , ao se aproximar do Mistério da Graça de Deus, vai se percebendo . . .
    E Deus vai mostrando , o que somos. . .
    Vamos nos conhecendo e as decepções fazem parte deste processo.Afinal somos pequenos vasos de barro na mão do Oleiro e ao sermos moldados ,a gente ´´reclama´´.
    Que o Senhor nos dê a maturidade e a fé para crescermos sempre em direção a Ele!

    ResponderExcluir