quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Chamado... Construção de um caminho!!!

Todo ano a Igreja na sua imensa sabedoria dedica o mês de Agosto as vocações. Este ano o Tema é: "Há esperança no caminho!" e o Lema: "Ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho..." (cf. Lc 24,32).

A origem da palavra “vocação” vem do verbo latino “vocare”, que quer dizer “chamar”. Ou seja, chamado. A pessoa do vocacionado se sente atraída para aquilo que considera belo, grandioso, importante e necessário que se faça. A vocação deve ser sempre vista como serviço que se pode prestar aos outros. É importante dizer que a vocação tem sempre essa dimensão da “alteridade”, é sempre “alter”, isto é, é sempre voltada para o outro, doação. É um imperativo ditado pela nossa adesão a Cristo. Só existe verdadeira vocação, se compartilhada.
Todo batizado é chamado a ser sempre e em todo lugar “sal da terra e luz do mundo”. Obrigação de todo cristão já é, em si, uma vocação. Na Igreja existem varios tipos de vocações: Leigo, Religiosa, Sacerdotal e Familiar.

Que nos sintamos e nos façamos vocacionados, chamados a buscar sentido, a nos abrir aos outros e a transformarmos o mundo com o nosso "Sim".
Costuma-se dizer eu sinto a vocação. Na verdade a vocação não se sente. É, antes, uma certeza interior que nasce da graça de Deus que me toca a alma e que me pede uma resposta livre. Caso Deus chame, a certeza irá crescendo na medida em que a sua resposta for mais generosa.
Vocação é um mistério de amor e o amor é livre. Não deve ser um refúgio para quem tem medo da vida; uma carreira como qualquer outra; muito menos uma segurança matemática, pois na verdade, vocação é você ter que aceitar o risco do amor, mas lembre-se: é um risco nas mãos de
Deus.

Como Obra de Maria, sempre somos chamados a sermos simples como Maria e renovamos nosso sim, não temos medo de nos lançamos nas mãos de Deus permitido que o nosso coração arda pelo Senhor. Muitas provações teremos, no entanto, a provação é o próprio Deus nos preparando para melhor servi-Lo. Vem ser Obra de Deus ser Obra de Maria.
Seminarista Pedro Aragão
Consagrado Com. Obra de Maria
Palmas / TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário