sábado, 22 de agosto de 2009

Afetividade

A sociedade se encontra em fase de mudança no que diz respeito a namoro, noivado, casamento, conhecimento, amizade etc. Nos dias de hoje, os jovens só querem sair e curtir a noite ficando com um e com outro. Mas o que é "ficar"?

"Ficar" no sentido de curtir a noite é usar o outro para satisfazer um desejo que está guardado dentro de si, um desejo que é natural de todo ser humano, que é o de relacionar-se. Com esse sentido, podemos chegar à conclusão que Ficar tem o mesmo sentido de "Prostituir-se", isto é, levar uma vida desregrada, fora dos mandamentos Deus e dos ensinamentos de Jesus. Ficar é usar e jogar fora, como se fosse algo descartável, mas os sentimentos humanos não são descartáveis.

A mídia investe em ensinamentos desregrados, como "use camisinha", "faça sexo seguro", "só se for com camisinha", incentivando os jovens a fazer sexo do mesmo jeito como se troca de roupa, com uma agora, outra daqui a alguns instantes e assim vai. Porque a mídia não investe em ensinamentos como: "não faça sexo antes do casamento, antes de realmente conhecer a pessoa com que você está se relacionando", "não adianta usar camisinha, porque o vírus do HIV é bem menor que o menor poro da camisinha", "tenha um NC (Namoro Cristão) e construa uma família santa'.

Tudo isso que citei acima não gera lucro, não rende dinheiro para o bolso dos empresários, a camisinha incentiva o uso de bebidas, uso de drogas, uso de anticoncepcionais, uso de ações que não vem de Deus.
Se freqüentarmos lugares de balada nas noites, os falsos amigos terminam nos levando a lugares e ações que não devemos fazer, levando-nos a embriagarmos, prostituirmos, drogarmos, etc. Mas se escolhermos a melhor parte, como grupos de oração, shows católicos, encontros de jovens, Santa Missa, pregações, retiros e tantas outras coisas que a Igreja oferece, iremos nos amar mais, amar mais o próximo, ter uma vida pacífica, ter uma vida saudável, viver sem medo de doenças sexualmente transmissíveis, viver sem medo do amanhã.
Não há melhor lugar para se encontrar uma namorada, ou namorado, do que dentro da igreja, no grupo de jovens, no retiro, etc. É mais fácil se viver um NC com uma pessoa que já vive os mesmos princípios do que com uma pessoa que não tem nem idéia do que é o 6º Mandamento da Lei de Deus, "Não pecar contra a Castidade".

Namoro é a demonstração pura do amor e carinho para com o outro. Namoro é tempo de crescer a dois. Namorar é dialogar. O diálogo é mais do que uma conversa; é um encontro de almas em busca do conhecimento e do crescimento mútuo. O namoro é o tempo de conhecer o coração do outro, e não o seu corpo; é o momento de explorar a sua alma, e não o seu físico.
Um namoro puro só será possível com a graça de Deus, com a oração, com a vigilância e, sobretudo quando os dois querem se preservar um para o outro. Será preciso então, evitar todas as ocasiões que possam facilitar um relacionamento mais íntimo.

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa. Tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará" (I Cor 13,4-7)

Fonte: anjosdejesus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário