quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Sabeoria te protege da vida!

Ao escutar a palavra sabedoria, logo me vinha em mente: inteligência e ser muito hábio, mas ao me aprofundar percebi que a sabedoria vai além do que eu pensei. Ela nos leva a uma entidade de caráter divino e que inspira aqueles que a ela se abrem.
Para alguns a Sabedoria é fruto do raciocínio, mas acrescento dizendo que a Sabedoria é prudência, bom senso e discernimento. A pessoa não deve ser impetuosa ou violenta, pois os impetuosos não escutam o bom senso do seu coração, nem tomam o tempo necessário para discernir, ou seja, não são prudentes.
Mas, como adquirir essa Sabedoria? Meus amados irmãos e irmãs, para conhecermos a sabedoria, entendermos as sentenças da prudência, para proporcionar qualidades aos inexperientes, e aos jovens, conhecimento e reflexão devemos perceber em nós o temor de Deus, um dos dons concedido pelo Espírito Santo a nós. O temor de Deus, não significa ter medo de Deus, como é visto por alguns, mas, é um desejo de estar estreitamente unido a Deus por amor, reverenciando sua grandiosidade e majestade, amando e respeitando a vontade de Deus, nos afastando do pecado.
Quando deixamos ser guiados pelo amor, pela Palavra de Deus e seus mandamentos estamos compreendendo o temor de Deus, alcançando assim o conhecimento de Deus, pois é “o Senhor quem dá a Sabedoria, e de sua boca procedem conhecimento e prudência” (Pr 2, 6). Deus, com sua infinita bondade, reserva a habilidade dos retos, é escudo para os que caminham com integridade, protege os que andam na justiça e quando aceitamos de coração tudo isso, a Sabedoria entrará no nosso coração e o conhecimento será o nosso prazer.
A Sabedoria te protege na vida, das pessoas invejosas, mentirosas, das que dizem perversidade e daquelas que se alegram fazendo o mal. Ela possibilita distinguir entre o bem e o mal, ajuda nos sair de situações tenebrosas, e nos faz sermos pessoas melhores, levando-nos a buscar uma verdadeira vocação, na qual encontraremos uma realização plena.
Com a sabedoria vinda de Deus podemos ser: pais excelentes, onde ambos se respeitem e sejam fieis, filhos maravilhosos e amigos verdadeiros, buscando sempre o crescimento do outro, ou seja, com a Sabedoria seremos criaturas novas, na qual alcançaremos a graça e o bom sucesso diante de Deus e dos outros. Portanto, meus amados busquem sempre a Sabedoria Divina e não esqueçam das instruções feitas por Deus, fazendo com que o vosso coração guarde esses preceitos, pois eles trarão dias duradouros para cada um de vocês e que a misericórdia e a verdade não vos abandonem jamais. “Confia no Senhor de todo teu coração” (Pr 3, 5), não rejeite a correção do Senhor, nem a despreze, quando houver, mas aceite-a com o coração humilde e sincero, pois o Senhor corrige os que Ele ama, como um pai, ao filho preferido.

Seminarista Lucas Fernando
Etapa do Dícipulado
Palmas /TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário