terça-feira, 16 de junho de 2009

Não tenhas medo!

O medo é uma realidade que vem se tornando cada vez mais presente em nossa sociedade: medo de altura, medo de escuro, medo disso e daquilo...
Essa palavra vem do latim metus que significa: receio, temor, desassossego, duvidoso, inquietação, ansiedade...
Jesus sabendo que iria para o Pai e de tudo o que iria passar os seus, deixou-nos uma ordem: Coragem, Eu venci o mundo!
“Certa vez perguntaram a um monge do deserto por que nunca tinha medo. Ele respondeu: Porque todos os dias penso em minha morte.”
Pensar na morte tirou do monge o medo da ameaça das pessoas, de morrer por doenças ou em acidente, do fracasso e da rejeição. Ou seja, o medo que nos atormenta tanto hoje em dia tem sempre algo a ver com a morte. O medo ameaça a nossa existência, na qual buscamos incessantemente a cada dia. Temos medo de que as pessoas amadas sejam tiradas de nós. Temos medo de fracassar e de não corresponder as expectativas das pessoas. Temos medo de sermos envergonhados e rejeitados. Jesus quer nos libertar desse tipo de preocupação, para que possamos assumir de modo certo as responsabilidades a nós atribuída. Quando penso na morte, já não é tão importante o que os outros pensam de mim. Já não me preocupa se faço sucesso ou não. Diante da morte aumenta o desejo de realizar algo mais importante e marcar a minha passagem por aqui. Muitas vezes temos medo de algo não aparente, do não real e isso nos aprisiona impedindo que a vontade de Deus se realize em nossas vidas. O contrário do medo é a coragem. Coragem para ir além de suas limitações, coragem para realizar os desejos e anseios mais profundos, coragem para demonstrar o amor que há dentro de mim...
O segredo para não ter medo é: devo fazer o que está ao meu alcance e o resto devo confiar em Deus!

Autor: Seminarista Laion Fernando
Consagrado Comunidade Obra de Maria
Palmas / TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário