A Quaresma 2009 está unindo os católicos e anglicanos da Arquidiocese de Brisbane, na Austrália. No ano em que se recordam 150 anos da instituição das arquidioceses católica e anglicana da cidade, o arcebispo católico, Dom John Bathersby, e seu homólogo anglicano, Rev. Philip Aspinall, divulgaram uma Carta Pastoral conjunta.
O texto, assinado por ambos, ressalta o espírito ecumênico de unidade em Jesus Cristo, que os pastores querem reforçar durante o tempo da Quaresma. De modo especial, os bispos agradecem a ação do Espírito Santo, que neste século e meio, plasmou a comunidade dos fiéis e produziu sinais concretos da fé no território de Brisbane.
A cooperação entre a Igreja Católica e a Anglicana, continua o documento, aumentou muito nos últimos 50 anos. Um exemplo disso é o Colégio Teológico de Brisbane, que oferece instrução e formação teológica aos seminaristas das duas Igrejas.
Encontros de oração, comissões e iniciativas de estudo comuns são também provas do espírito ecumênico de unidade. Nesta Quaresma, os bispos convidam a viver momentos de recolhimento e meditação e anunciam um momento solene de oração comum, em 27 de março, na Catedral de São João, em Brisbane. Naquela ocasião, as duas comunidades vão reafirmar o compromisso de professar e viver a fé cristã dando testemunho de unidade, oração, encontro e cooperação, em todos os níveis.
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário