quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A arte do FILOSOFAR!

" Filosofar consiste em maravilhar-se diante das coisas mais simples, tendo como objetivo ouvir a voz do Ser escondido em cada coisa. "
Diante da vida, o homem se depara com muitas coisas como, por exemplo, o grande universo que o cerca. E diante desta realidade ele procura conhecer a essência de cada ser, pois quanto mais admiração tiver mais conhecimento ele adquire sobre o ser. Foi através da admiração que o homem começou a filosofar, portanto, a admiração é a ponta pé inicial para o filósofo. Essa admiração consiste em lançar o olhar para aquilo que o deixa pasmo, extasiado e encantado. “A admiração exige e permite ao filósofo permanecer na inquietante tarefa de tornar a realidade poço mais acessível”. Desde o início, o homem com desenrolar de sua racionalidade começou a questionar: o que é isto? Quem um dia não se perguntou: Quem sou? De onde vim e para onde vou? O mundo sempre foi para o homem um grande segredo que o atrai e o leva a querer sondar mergulhar no mais íntimo deste mistério, pois a própria coisa, ou seja, o próprio ser, mostra-se para ele carente de interpretação. No entanto, o homem percebeu que ele poderia não só filosofar, mas também fabricar. Isto levou o homem a desenvolver suas ciências técnicas e não mais a procurar a beleza escondida em cada coisa. Diante do avanço tecnológico, a filosofia estancou e os filósofos “não passavam de loucos”. O homem se aproxima mais perto do ser pela admiração do que pela interpretação. O maravilhar-se da filosofia tem como objetivo não o espanto, mais o desejo de conhecer a verdade, pois esta consiste sua totalidade.

Como dizia Sócrates (Grande Filósofo Grego): “Foi, com efeito, pela admiração que os homens, assim hoje como no começo, foram levados a filosofar, ficando primeiramente maravilhados diante dos problemas mais simples, e progredindo, em seguida, pouco a pouco, até propor-se problemas maiores”.


Severino Manoel da Silva
Membro Consagrado da Comunidade Obra de Maria
Seminarista cursando o 4º de Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário