sábado, 27 de março de 2010

Posse Dom Alberto Taveira

Como havia falado, segunda-feira (22/03), viajamos à Belém para posse do seu novo arcebispo, Dom Alberto Taveira. A viagem foi maravilhosa! Recomendo, a todos, visitarem a capital Paraense (Cidade de Belém). Segue um resumo do que aconteceu nesses dias na Igreja de Belém.

 Uma sessão solene realizada na Igreja de Santo Alexandre, na noite da última quarta-feira, 24, deu as boas-vindas ao novo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. O evento contou com a presença do prefeito interino de Belém, Walter Arbage, da governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, do ex-arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, do presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Geraldo Lírio, e do núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, além de autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia o novo arcebispo da cidade recebeu várias homenagens. Autoridades e religiosos do estado exaltaram o papel da igreja na sociedade e como parceira do poder público em ações sociais, assim como a importância da figura do arcebispo na consolidação dessa aliança. “A metrópole da Amazônia ganha um novo aliado para garantir mais um grandioso passo para a construção de uma sociedade igualitária e humana”, ressaltou o prefeito em exercício de Belém, Walter Arbarge, que também recordou a atuação de outros arcebispos à frente da arquidiocese. “Todos que por aqui passaram cumpriram suas missões com destreza e dignidade. Agora estamos ansiosos para receber orientações de Dom Alberto Taveira e trilharmos um novo momento com a Igreja Católica”, concluiu.

Na chegada a Belém, Dom Alberto foi recebido com muitas manifestações de carinho e revelou, em entrevista à imprensa, que a hospitalidade paraense o surpreendeu. “Comecei a conhecer o povo do Pará por cada um que me recebeu de braços abertos em Belém. Inclusive fiquei um pouco tímido em ver que as pessoas têm fotos minha em suas casas, mas isso me encheu de felicidade também. Me senti em casa aqui nessa cidade”, comentou.

Na quinta-feira (25) aconteceu a cerimônia de posse canônica de Dom Alberto, às 19h, onde foi nomeado como novo arcebispo de Belém. Após a posse, ele celebrou a Santa Missa, na Catedral Metropolitana.

Fonte: Site da Prefeitura de Belém
Adaptações: Dimas

Nenhum comentário:

Postar um comentário