sábado, 13 de março de 2010

Celibato não se confunde com pedofilia, afirma padre Lombardi

"A questão do celibato não pode ser confundida, de modo algum, com a pedofilia", ressaltou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, fazendo eco às afirmações do presidente da Conferência Episcopal Alemã, Arcebispo Zollitsch.

A declaração integra uma nota divulgada por padre Lombardi neste sábado, 13, em que se ressalta que o Santo Padre encorajou a linha tomada pelos bispos alemães - "reconhecer a verdade e ajudar as vítimas, reforçar a prevenção e cooperar de forma construtiva com as autoridades para o bem comum da sociedade" - como modelo útil e inspirador.

Da mesma forma, o sacerdote enfatiza que as normas canônicas estabelecidas pela Igreja para julgar os casos de abusos sexuais não favorecem a cobertura dos problemas, "mas, sim, colocaram em prática uma intensa atividade para afrontar, julgar e punir de forma adequada esses delitos no âmbito do ordenamento eclesiástico".

Padre Lombardi também indica que as tentativas da imprensa, em particular a europeia, em vincular pessoalmente o Papa aos casos de abuso não surtiram o efeito esperado. "Para qualquer observador objetivo, é evidente que tais esforços foram fracassados".

Por fim, o diretor da Sala de Imprensa afirmou: "Apesar da tempestade, a Igreja percebe claramente o caminho a seguir, sob a orientação segura e rigorosa do Santo Padre"; ao mesmo tempo, expressou o desejo de que as posturas da Igreja Católica ajudem a sociedade como um todo a "assumir a responsabilidade por uma melhor proteção e formação de crianças e jovens".

 
Fonte: Leonardo Meira
Da Redação, com Vatican Information Service (tradução de CN Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário