terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ministérios de Acólito e Leitor conferido a Seminaristas

Hoje, 03 de Novembro, às 19h, estaremos na igreja Nossa Senhora das Mercês – Palmas / TO, para participar da celebração da Santa Missa que será presidida por Dom Alberto Taveira (Arcebispo da Arquidiocese de Palmas). Durante a celebração alguns seminaristas, da Comunidade Obra de Maria, receberão os Ministérios de Acólito e Leitor. Contaremos com a presença de padres, novas comunidades e todo o povo de Deus.

Seminaristas leitores:



- Cleydson Fraga
(1º ano de Teologia)



- Lucas Fernando (1º ano de Teologia)

Seminarista Acólito:

- Moises Coelho
(2º ano de Teologia)


O QUE SÃO OS MINISTÉRIOS DE LEITOR E ACÓLITO?


São ministérios instituídos – não ordenados – e que remontam a uma antiga tradição da Igreja e mantidos pelo espírito do Concílio Vaticano II. São necessários para aqueles que receberão as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado.

O leitor é instituído para fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica tanto na missa como nos outros atos sagrados. Incutida no ministério de leitor está à missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos. Por ocasião da recepção desse ministério o instituído acolhe das mãos do Bispo a Bíblia Sagrada.

O acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos. No rito de instituição do ministério de acólito, o candidato recebe das mãos do Bispo, a patena com a hóstia a ser consagrada ou o cálice com vinho, gesto esse que significa o serviço prestado junto do altar.

Blog Palmas
"Obra de Maria 20 anos evangelizando com alegria!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário