terça-feira, 11 de novembro de 2008

Escola da Fé

Olá irmãos que nos acompanha pelo blog da nossa casa de missão. A partir de hoje, toda terça-feira, o nosso blog publicará perguntas e respostas sobre a nossa fé católica. Porque, nós só amamos aquilo que conhecemos. Na medida que conhecemos a nossa igreja, iremos ama-la ainda mais. Segue as perguntas e respostas da nossa Escola da Fá de hoje. Aproveitem...




1. Quais as diferenças entre a Igreja Romana e a Igreja Ortodoxa(Grega)?

As diferenças entre a Igreja Romana e a Ortodoxa também chamada de Grega são muitas, mas em geral referem-se ao calendário, pois não aceitam a mudança feita pelo a Papa Gregório em 1582 e ainda usam o calendário antigo (o interessante é que a Grécia e a Rússia, para efeitos comercias usam o Calendário Gregoriano que é usado pelo resto do mundo - apenas o religioso é que não é seguido) com isto o Natal , a Sexta da Paixão, a Páscoa etc, são celebrados em dias diferentes.

Existem ainda algumas ligeiras diferenças.
Uma aceita os santos da outra e o mesmo papel de Nossa Senhora.
O ritual do batismo, do casamento e da missa na ortodoxa, ainda é em latin e grego com o padre de costa para o público e de frente para o Santíssimo Sacramento. Enfim as diferenças são muito, muito pequenas.

2. Qual significado das letras JHS inscritas nas hostias?

JHS: Monograma de Cristo que significa "Iesus* Hominun Salvator" (Jesus Salvador dos Homens), e não Jesus Homem Salvador como alguns erroneamente traduzem.

Este monograma de Cristo corresponde as tres primeras letras de "Ihsus" que é como se escreve Jesus em grego (também aparece escrito como Ihcus). Grego esse no qual foram escritos os evangelhos de Marcos e Lucas.

O "J" em paleografia corresponde ao pronúncia do "I" na antiguidade, da mesma forma que o "V" era empregado como "U".


3. Quantas vezes pode-se Comungar por dia?

Segundo o Código de Direito Canônico o fiel pode Comungar duas vezes por dia se participar de duas Missas; não pode fazer a segunda Comunhão fora da Missa.

Cânon 917 - Quem já recebeu a santíssima Eucaristia pode recebê-la no mesmo dia, somente dentro da celebração eucarística em que participa, salva a prescrição do cânon 921 §2 (perigo de morte).

Nota: No mesmo dia, os fiéis podem receber a Sagrada Eucaristia só uma segunda vez. (Pontificia Comissio Codici Iuris Canonici Authentici Interpretando, Responsa ad proposita dubia, 1: AAS 76 (1984) 746).

4. A igreja permite a cremação de corpos?

A Igreja autoriza a cremação (veja o §2301 do Catecismo da Igreja ), desde que não seja para desafiar a fé e descrer da ressurreição.

5. O que é pecado contra o Espírito Santo?

Este pecado não é como os demais: uma falta contra um dos mandamentos; é o endurecimento do coração que leva a pessoa a negar a ação de Deus. No parágrafo 1864 o Catecismo da Igreja explica este pecado, dizendo: ´A misericóridia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento, rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo (Dominum et Vivificantem, 46). Semelhante endurecimento pode levar à impenitênia final e à perdição eterna.´ Quando Jesus falou deste pecado (Mc 3, 29; Mt 12, 32; Lc 12,10) foi numa ocasião em que os fariseus disseram que Ele expulsava os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. Ora, eles sabiam que isto não era verdade. Eles endureceram o coração e não puderam crer em Jesus, mesmo com a evidência de que Ele era Deus, mostrada pelos milagres que fazia. De propósito endureceram o coração para não aceitar Jesus; e nunca se arrependeram disto; é uma recusa à graça de Deus; isto é o pecado contra o Espírito Santo.
Fonte: Cléofas
Bom... Espero que o nosso blog tenha esclarecido alguma coisa... Semana que vem voltamos com mais perguntas e respostas sobre a nossa fé Católica Apostólica Romana...Até lá!
Equipe Blog
Palmas / TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário