segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Padroeira do Tocantíns

"O que é a natividade? É o nascimento da mãe de Deus. Uma data muito importante e esperada pela comunidade católica, pois abaixo da Trindade vem a mãe de Jesus”, fala a freira Maria Isabel Sabará, que é uma das responsáveis pelas comemorações na Capital (Palmas).
Na segunda-feira, 08/09, Dom Alberto Taveira celebrou uma missa na catedral para celebrar a festa da Natividade de Nossa Senhora. Por ela ser padroeira do Estado, Dom Alberto acha de suma importância que todo Estado celebre a data.

A imagem de Nossa Senhora da Natividade foi trazida, pelos jesuítas, para o norte da província de Goiás, em 1735. Foi a primeira a entrar nessa região, em embarcações pelo rio Tocantins, depois nos ombros dos escravos até o pé da serra onde se erguia o povoado denominado de Vila de Nossa Senhora da Natividade, Mãe de Deus, mais tarde São Luiz e depois Natividade. Essa imagem é a mesma, venerada, ainda hoje, na Igreja Matriz.
Com a criação do Estado do Tocantins, a população de Natividade, junto com o clero tocantinense e o recém-criado Conselho de Cultura, desenvolveu campanha para tornar, a já venerada, Nossa Senhora da Natividade em Padroeira do Estado. Dom Celso Pereira de Almeida, bispo diocesano de Porto Nacional (naquele tempo) enviou, em março de 1992, solicitação ao papa João Paulo II, expressando o desejo dos devotos de Nossa Senhora de vê-la consagrada padroeira do seu novo Estado. A solicitação foi aceita pelo Vaticano e em 15 de agosto de 1992 dom Celso oficializa Nossa Senhora da Natividade padroeira do Tocantins.

Obs.: O texto foi retirado do site www.ojornal.com.

Equipe Blog
Palmas/TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário