domingo, 18 de maio de 2008

PARABÉNS PALMAS...19 anos!!!

A Criação de Palmas

De um descampado no meio do cerrado, surgiu Palmas - a última Capital planejada do século XX. Nasceu graças a determinação do governador José Wilson Siqueira Campos, seu criador e idealizador.
No dia 15 de janeiro de 1989, cinco dias após a instalação do primeiro governo tocantinense na capital provisória em Miracema do Tocantins (de 1º de Janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1989), o governador Siqueira Campos, acompanhado dos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel e Walfredo Antunes e algumas autoridades, sobrevoou a extensa área de cerrado e escolheu a área de instalação da Capital do Estado, localizada aos pés da Serra do Carmo e a leste do povoado do Canela.
A construção de Palmas começou sob as bênçãos divinas, no dia 20 de maio de 1989, data do Lançamento da Pedra Fundamental. Uma multidão esperançosa de 10 mil pessoas assistiu, na Praça dos Girassóis, a primeira missa celebrada por D. Celso Pereira, bispo de Porto Nacional. No mesmo dia, o governador Siqueira Campos acionou o trator, abrindo a Teothônio Segurado, primeira avenida da cidade.
A criação da Capital só foi possível com a transferência da sede do município de Taquaruçu, seu prefeito e vereadores para Palmas. Assim, em 1º de janeiro de 1990, aconteceu a transferência oficial do Governo para a nova Capital e a posse do prefeito Fenelon Barbosa, e de nove vereadores, que assumiram o Governo Municipal. Outros importantes eventos marcaram a história de Palmas.
A capital do Tocantins vem valorizando sua arte e cultura. Prova disso é o Espaço Cultural de Palmas, que abriga o Theatro Fernanda Montenegro, a Sala Sinhozinho, a Biblioteca Jaime Câmara, o Centro de Criatividade, a Grande Praça e a Secretaria Municipal de Cultura propiciando o acesso da população aos bens culturais.
Palmas incentiva também o respeito a sua história, contada pelo povo e por seus monumentos: o Palácio Araguaia, a Praça dos Girassóis, o Palacinho, o Cruzeiro, o Monumento à Lua, a Casa Suçuapara, a Capela de Santa Rita de Cássia, a Assembléia Legislativa, o Barracão de Palha do Canela e o Memorial Coluna Prestes são alguns exemplos.
Palmas está pronta para os novos tempos. Tempos de mercado competitivo, do predomínio do conhecimento e da busca da qualidade. A cidade já tem os elementos essenciais para o sucesso, pois está à frente de seu tempo, captando recursos e acompanhando as tendências do limiar do terceiro milênio.
Palmas soube muito bem conciliar concreto e natureza. Mesmo transformando-se, diariamente, em pólo de desenvolvimento da Região Norte, a arquitetura da cidade emoldura-se com o Rio Tocantins e a Serra do Lajeado. Esses contrastes dão um toque singular na composição do cenário e, com população heterogênea, a Capital do Tocantins continua a atrair a curiosidade de todo o país.
Hoje observamos o crescimento ordenado de uma municipalidade que alia educação à cidadania, humaniza a saúde, oferece lazer e diversão, valoriza o trabalho, oportuniza a arte, investe na cultura e em ações esportivas. A Capital do Verde adquiriu o toque da magia e essa consciência social e ecológica reflete-se nas ruas tranqüilas e praças arborizadas de uma comunidade que vive em harmonia consigo mesma. Assim é Palmas.

Informações Gerais de Palmas

Prefeitos de Palmas:
1º - Fenelon Barbosa 1990 a 1992.
2º - Eduardo Siqueira Campos - 1º Prefeito Eleito - 1993 a 1996.
3º - Manoel Odir Rocha - 1997 a 2000.
4º - Nilmar Gavino Ruiz - 1ª Mulher no Executivo Municipal - 2001 a 2004.
5º - Raul de Jesus Lustoza Filho - 2005 a 2008

Área Total = 2.474,9 Km2

















População = 150.884 (Fonte IBGE - 2001 - 29/08-2001)

Símbolos de Palmas

A BANDEIRA






- Em campo branco, símbolo da paz, opõe-se um sol amarelo ouro sobre duas faixas estreitas e paralelas, em azul, dispostas horizontalmente e intercaladas eqüidistantemente a partir do lado inferior da bandeira. As faixas azuis fazem alusão aos Rios Tocantins e Araguaia, de vital importância para o progresso e desenvolvimento do Estado e da Capital e o sol simboliza a sede do poder estadual, de onde emanam as grandes decisões do governo.

O BRASÃO









- Em forma ovalada, sendo circundado por ramos de oliveira e entrelaçado nos cantos superior e inferior por guirlandas. Na guirlanda superior, em cor azul, vazada por letras em fundo branco, figura a frase símbolo do Estado do Tocantins, que no brasão municipal é escrita em português: "ESTA TERRA É NOSSA", pelo fato de Palmas sediar a Capital do Estado.

O GIRASSOL




- Símbolo turístico de Palmas, a imagem do girassol, que deverá ser utilizada isoladamente ou ao lado de outro símbolo oficial, visa a sua divulgação e propagação como um dos símbolos da cidade. A Administração Municipal utiliza o girassol nos impressos, nas correspondências, nos veículos, nas placas, nos prédios públicos e nos eventos oficiais dentro ou fora dos limites do Município.

O SELO
- Criado ainda no ano da instalação do Governo Estadual em Palmas, o selo, com o desenho do girassol foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionada pelo Chefe do Poder Executivo da Capital e, como os demais símbolos, passou a ser utilizado em ocasiões especiais.

SÍNTESE DE DADOS GEOPOLÍTICOS DE PALMAS EM 2004
Palmas – Capital do Estado do Tocantins
- Criação do Estado: Consagração do movimento liderado por José Wilson Siqueira Campos, oficialmente promulgado na Constituição em 05 de outubro de 1988.
- Instalação do Estado: 01 de Janeiro de 1989
– instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.(posse do governador eleito José Wilson Siqueira Campos e Deputados)
- Instalação da Capital: 01 de Janeiro de 1990
- Pedra Fundamental: 20 de maio de 1989
- Prefeito de Palmas: Raul de Jesus Lustoza Filho
- Governador do Estado: Marcelo Miranda
- População do Estado: 1.279.509 habitantes estimativa 01/08/04 (1.157.098 censo 2000)
- População Capital: estimativa de 180.000 habitantes
- Dados de Crescimento: 187.639(estimativa 2004) e 137.355 (2000 censo IBGE)
- Área do Estado: 277.297,8 Km2
- Área do Município: 2.474.9 Km2 (antes da implantação do lago) Aproximadamente 2.065 Km2 (depois do advento do lago - FONTE IPUP)
- Clima: Tropical com duas estações bem definidas. Verão chuvoso e inverno seco.
Equipe Blog Casa Santa Terezinha
Servimos ao Senhor com Alegria!
Palmas / TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário