terça-feira, 29 de setembro de 2009

São Miguel, São Rafael e São Gabriel

São Miguel Arcanjo

A festa à qual nos referimos hoje, celebrou-se com grande solenidade no final de setembro, desde sexto século pelo menos. O Martirologio Romano afirma que a festividade se celebra a dedicação de uma Basílica em honra de São Miguel, a 10 quilômetros ao norte de Roma. No oriente, onde antigamente se tinha o arcanjo como protetor dos doentes (atualmente é considerado como Capitão das legiões celestiais e Padroeiro dos soldados), a veneração a São Miguel é ainda mas antiga.
Embora somente São Miguel seja mencionado como titular da festividade, nas orações que pronuncia os fiéis na missa também estão compreendidos todos os anjos e bons e o glorioso anjo tutelar da Igreja.. Nessas orações se pede que demos graças a Deus pela glória de que gozam os anjos e que nos alegremos de felicidade, assim como também, nos convida a honrar aos anjos e a implorar sua intercessão e ajuda.

São Gabriel Arcanjo

Por decreto da Sagrada Congregação de Ritos, ordenou-se que a festa de São Gabriel Arcanjo fora considerada no futuro como dobro de primeira classe, a partir de 24 de março, para toda a Igreja ocidental. Segundo o profeta Daniel (IX, 21) foi Gabriel que anunciou o tempo da vinda do Messias; que foi ele, de novo, quem apareceu a Zacarias "estando de pé à direita do altar do incenso" (Lucas 1, 10-19), para lhe dar a conhecer o futuro nascimento do Precursor e finalmente, que o arcanjo como embaixador de Deus, foi enviado a Maria, em Nazaré para proclamar o mistério da Encarnação.
É portanto apropriado que Gabriel seja honrado neste dia que precede à festa da Anunciação da Santíssima Virgem. Por outro lado, existe evidência arqueológica que o culto de São Gabriel não é em nenhum sentido uma inovação; há muitas representações do anjo na arte primitiva cristã, tanto do oriente como do ocidente. Este mensageiro do céu é também o santo padroeiro dos que trabalham nos serviços postais, de telégrafos e telefones.

São Rafael Arcanjo
A Bíblia só menciona por seu nome a três dos sete Arcanjos que, segundo a tradição judaico cristã, estão mais perto do trono de Deus: Miguel, Gabriel e Rafael.
No Livro de Tobias conta que Deus enviou São Rafael a ajudar ao ancião Tobías, quem estava cego e se achava em uma grande aflição, e a Sara, a filha de Raquel, cujos sete maridos tinham morrido na noite das bodas.
São Rafael tomou a forma humana e se fez chamar Azarías. Este, acompanhou a Tobías em sua viagem, ajudou-o em suas dificuldades e lhe explicou como podia casar-se com o Sara sem perigo algum. No livro de Tobías o próprio Arcanjo se descreve como "um dos sete que estão na presença do Senhor".
Fonte: ACI Digital


domingo, 27 de setembro de 2009

Encontro Vocacional - Palmas


"Vem ser obra de Deus... Vem ser Obra de Maria!"


Hoje, 27/08, na nossa Casa de Missão Santa Teresinha, em Palmas-TO. Foi realizado o III Encontro Vocacional de 2009. Tivemos a presença de várias pessoas, da nossa Paróquia e de setores (Bairros) vizinhos.

O papel de um Encontro Vocacional é ajudar as pessoas a discernirem o seu lugar na Igreja. A partir do encontro que temos com Jesus, todos recebemos uma missão, um chamado, uma vocação. As pessoas que participam não quer dizer que irão ser todos Obra de Maria; o importante é que a pessoa se descubra. Vocação acertada vida feliz!!! Oportunidade, também, para aqueles que desejam ser Obra de Maria, conhecer mais o Carisma e o jeito Obra de Maria de ser.

Segue as fotos do nosso encontro vocacional (Clique na imagem)... Até o próximo!



- Acompanhe também, as fotos dos irmãos, que no dia 25/09, entraram para a fase do pré-discipulado. Primeira fase de formação da Comunidade Obra de Maria! (Clique na aqui!)


Blog Palmas
Obra de Maria, 20 anos servindo com Alegria!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Para divertir, pensar e rezar - Histórias contadas por Padre Léo

Fugindo do leão

Estavam no meio da mata, um mineiro e seu parente da cidade grande. De repente, surge um terrível e feroz leão rugindo na frente dos dois. Um olhou para o outro. Imaginem o que devem ter pensado. O mineirinho, sossegado, se assentou num toco de árvore, retirou a pesada bota que estava usando e colocou um tênis muito mais leve e macio. O parente da cidade começou a rir e a caçoar do coitado do mineirinho:

– "Deixa de ser bobo, primo. Você acha que com este tênis vai correr mais do que um leão?"

O mineirinho, já se levantando, respondeu:

– "Eu não estou pensando em correr mais do que o leão. Eu só preciso correr mais rápido do que você!"

O "tênis" que nos faz correr mais rápido é o perdão. Paulo nos ensina: “não deis entrada ao demônio. Ele é como um leão que está rugindo e nos ameaçando."
De pé

Irritado com seus alunos, o professor lançou um desafio:

– "Todo aquele que se julgar burro faça o favor de ficar de pé."

Toda a sala permaneceu sentada. Alguns minutos depois, Genésio se levantou. O professor, espantado, questionou:

– "Quer dizer que você assume que é um grande burro, Genésio?"

– "Bem, para dizer a verdade, professor, não me acho um burro, não. Mas fiquei com pena de ver o senhor aí, de pé, sozinho..."

A língua e os dentes

O abade de um mosteiro estava à beira da morte. Um de seus monges, que lhe tinha grande devoção, sentado à beira de seu leito, questionava o mestre:
– "Não teria o senhor algum segredo de santidade e vida para me ensinar?"
O abade, então, com dificuldade e sua costumeira sinceridade, abriu a boca e ordenou que o jovem monge olhasse lá dentro. O monge achou que o abade estava variando. “Coitado”, pensou, “deve estar surdo ou não compreende mais o sentido das palavras”.
Então, repetiu, falando alto e próximo ao ouvido do mestre:
– "Eu disse se o senhor não tem nenhum segredo de santidade e vida para me ensinar?"
– "Então, filho – respondeu o agonizante –, estou lhe pedindo para que olhe dentro de minha boca" – e abriu o bocão para o pobre monge.
– "O que você está vendo aí dentro, meu filho?"
– "Não vejo nada, mestre!"
– "Tem certeza, filho?"
– "Olhe com mais atenção, filho. Você não está vendo minha língua?"
– "Ah, sim, vejo sua língua..."
– "E o que mais?"
– "Não vejo mais nada."
– "Tem certeza? E os meus dentes, você consegue vê-los?"
“Coitado!”, pensou o monge..., “está mesmo delirando.”
– "Mestre, já faz muitos anos que o senhor não tem mais dentes..."
– "Então, filho, preste atenção neste ensinamento: a língua é feita de carne e músculos, aliás músculos muito frágeis. Os dentes são estruturas mineralizadas, muito fortes, mas se acabam e caem primeiro, porque são duros. A língua é mole e flexível. Ela aprende a se adaptar... mas é firme naquilo de que necessita. Assim também, meu filho, a pessoa que tem o coração duro, diante dos problemas da vida, é a primeira a cair. Aprenda a ser flexível diante de Deus. Ele quer lhe dar um coração de carne, e não um coração de pedra, mineralizado como os dentes..."

Pe. Leo, SCJ

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Porque bispos brasileiros vão participar do Sínodo da África?

O Bispo de Lorena (SP), Dom Benedito Beni dos Santos, foi um dos bispos brasileiros nomeados para a 2ª Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, de 4 a 26 de outubro, no Vaticano. Dom Beni explica o motivo do Papa Bento XVI ter convidado bispos brasileiros para o sínodo que refletirá sobre a Igreja no continente africano.

"Aqui no Brasil, nós temos muitos afro-americanos. Então devido a esta população representativa, foi que o Papa convidou dois brasileiros, porque evidentemente, tudo aquilo que for pensado sobre a inculturação do Evangelho, em partes, também vale para a população afro-americana do Brasil", destaca.

Segundo ele, esta é uma experiência única. "Eu tive a graça de ser convocado pelo Papa e, para mim, vai ser uma experiência que vai marcar também meu ministério de bispo. Conviver durante 20 dias com os bispos de todo o continente africano".

Além de Dom Beni, o Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Celam, Dom Raymundo Damasceno, também foi nomeado para o Sínodo. Com esta nomeação eles terão todos os direitos e deveres que competem aos outros bispos que participarão da assembleia, como o direito de expressar sua opinião e votar.

Fonte: CN Notícias

terça-feira, 22 de setembro de 2009

23 de Setembro! São Pe. Pio!

Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione. Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, que os via constantemente devido a tanta familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.

Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.

Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de "Frei Pio" e foi ordenado Sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento. Após a Ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.

Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus em seu próprio corpo. Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por este sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio que era conhecido por ele como "barba azul".

Torturado, tentado e testado muitas vezes por este, sabia muito da sua astúcia no seu afã em desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como "Casa Alívio do Sofrimento", que viria a ser uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.

Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadores do amor e da paz de Deus para serem instrumentos de tais virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.

Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Seria esta Missa o caminho do seu Calvário definitivo, onde entregaria a alma e o corpo ao seu grande apaixonado; a última vez que os seus filhos espirituais veriam o Padre a quem tanto amavam. Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu. Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II que, viria também a canonizar Padre Pio no dia 16 de junho de 2002.

Padre Pio que diz: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!"

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!




Fonte: cançãonova.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Festejos 2009

A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, petencente a Arquidiocese de Palmas, realizou ontem (20/09), após nove dias de festa, o encerramento do seu festejo 2009. Iniciou com a procissão saindo da Comunidade Obra de Maria, às 18h e 30 min - Setor Sol Nascente passando por várias ruas do setor. Encerrando com uma Missa campal celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Palmas, Dom Alberto Taveira. Tiveram presentes, ale´m dos paroquianos, pessoas de vários lugares de Palmas.

Confira as fotos deste evento em honra a Nossa Senhora...

CLICK na imagem

Blog Palmas

Obra de Maria, 20 anos evangelizando com Alegria!

sábado, 19 de setembro de 2009

Regras de Ouro para ler a Bíblia

Estamos no mês em que a nossa Igreja exorta a nos aprofundar cada vez mais na palavra de Deus... E a procurar vivê-la em nosso dia-a-dia. Segue algumas dicas para melhor ler a palavra de Deus.

1. Leia a Bíblia todos os dias

Eis a principal regra de ouro: ler a bíblia todos os dias. Sem exceção. Leia quando tiver vontade e quando não tiver também! É como remédio: com ou sem vontade, tomamos, porque é necessário. Com a Bíblia é a mesma coisa. E nos tempos em que vivemos, isso é premente.

Assim como você alimenta o corpo todos os dias, alimente diariamente o seu espírito com a Palavra de Deus.
Assim como tomamos banho todos os dias e, quando não podemos fazê-lo de manhã, à noite o corpo pede um banho, assim também se passa com a leitura da Bíblia: se você não conseguir ler durante o dia, sem que você se aperceba, o seu espírito ficará pedindo um banho da Palavra de Deus. Não deixe de dar ao seu espírito o que você dá ao seu corpo!

Tem gente que não consegue dormir sem tomar banho; essas pessoas se viram e se reviram na cama sem dormir. Que eu e você sejamos assim: que não possamos dormir sem o banho da leitura da Palavra de Deus.

2. Tenha uma hora marcada para a Leitura

Para grande parte das pessoas, a melhor hora de ler é de manhã cedinho. Elas se levantam cedo para ler a Bíblia e fazer o seu trabalho com o Diário Espiritual, antes das outras ocupações e do começo do movimento em casa.

Trata-se de um costume maravilhoso. É certamente o que mais rende. Além disso, tem-se a vantagem de iniciar logo cedo uma super-refeição e começamos o dia com força total.

Há porém quem tenha dificuldades para fazer isso. São pessoas que, pela manhã, sentem-se pesadas, sonolentas. Parece que a cabeça não funciona. Elas não conseguem se concentrar. E não adianta fazer esforço, pois terminam por gastar tempo para alcançar pouco.

nada dá de estranho nisso. Existem muitas pessoas assim. talvez você seja uma delas. Essas pessoas em geral rendem mesmo à noite. Apesar do cansaço do dia, de noite sua mente fica desperta, ativa... Se para você o período bem for o noturno, não hesite: trabalhe com a Bíblia à noite.

Fazer isso também tem vantagens: você prolonga a leitura até a hora que quiser e vai dormir com um bom conteúdo na mente. E o seu inconsciente com certeza vai trabalhar com todo esse material.

Para muitas mães de família, o melhor momento é o meio da tarde, depois de terminar os trabalhos domésticos. Nessa hora, elas estão sossegadas, não havendo barulho nem movimento na casa, o que lhes permite trabalhar com a Bíblia.

o importante é descobrir o melhor período para você. E fazer dele a sua hora marcada, sendo-lhe fiel, sem exceções.

3. Marque a duração da Leitura

Esta é outra regra de ouro: marque a duração da leitura e seja-lhe fiel. seja sério consigo mesmo. É preferível 10 minutos todos os dias a ser levado pelo entusiasmo de quem começa e não ir em frente.

Muitas pessoas que, de início, exigiram muito de si mesmas a fim de fazer com seriedade e constância esse trabalho, agora se confessam satisfeitas com o fato de que, passado certo tempo, sentiram um envolvimento e uma motivação tamanhos que a disciplina deixou de ser uma exigência. Do mesmo modo, dado o rigor com o qual encararam esse tempo para a leitura, hoje percebem que se tornou curto. Elas precisam de mais tempo. O trabalho ficou com gosto de "quero mais"... Pena que nem sempre seja possível.

4. Escolha um bom lugar

Ter o cantinho da gente é muito bom. E não precisamos de nada especial; o que importa é contar com um lugar tranquilo, silencioso, que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração. Faz bem ir todos os dias para o nosso cantinho e nele fazer o nosso trabalho com a Bíblia.

Lembre-se, todavia, que o lugar é uma coisa secundária: ele é apenas um meio para trabalharmos melhor e com maior resultado. Importante mesmo é, em qualquer lugar, em qualquer circunstância, realizar com dedicação a nossa tarefa.

5. Leia com lápis ou caneta na mão

Não se trata de simplesmente ler; devemos fazer uma leitura ativa. Um meio simples mas eficaz é ler com lápis ou caneta na mão. sublinhe as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que lhe falaram e que o tocaram de modo especial. É até bom ter uma caneta de quatro cores e usar ora uma ora outra. Isso ajuda: põe trechos em destaque, diferencia.

Utilize sinais que tenham sentido para você. Faça anotações. Não tenha medo de riscar a sua Bíblia: ela é um instrumento de trabalho. Você vai ficar com a Bíblia bem marcada; vai ser fácil você se lembrar das passagens e encontrá-las quando procurar. Além disso, isso facilita a concentração na leitura, o entendimento da mensagem e a impressão do que é lido na mente e no coração.

6. Faça tudo em espírito de oração

Você não está apenas lendo a Bíblia; você está buscando um encontro com a Palavra de Deus. Está a procura de um contato íntimo com a Palavra Viva do Deus, que fala a você.
Trata-se de um diálogo: você escuta, você acolhe, você se toca, se sensibiliza, responde. É um encontro vivo entre pessoas vivas, um encontro de pessoas que se amam mutuamente. Muitos experimentaram essa relação. Experimente você também.
O principal interesse de Deus não é tanto fazer você escutar, mas falar com você. Ele deseja instruir você. Quer conduzi-lo ao conhecimento da verdade. Por isso, esteja atento, fique alerta; mantenha-se numa atitude de expectativa. Deus tem algo de bem pessoal e concreto para lhe dizer!


Blog Palmas
Obra de Maria, 20 anos servindo com Alegria!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Missa não é show!

“O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por ‘estarem intimamente ligados à ação litúrgica’, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembléia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1157).

Não pretendo fazer aqui um tratado de liturgia, apenas darei algumas dicas sobre a postura do ministério de música em animações litúrgicas, especialmente nas Celebrações Eucarísticas.



Na Santa Missa, o presidente é o sacerdote; portanto, antes de toda e qualquer celebração, converse com o padre e exponha o que o ministério preparou em unidade com a equipe de liturgia.

Sei de toda a complexidade e até das diferentes interpretações sobre a liturgia que alguns padres dão; em todo o caso, vale a máxima: “Quem obedece não peca”. Portanto, consulte-o e obedeça-lhe.

Se você tiver conhecimento o bastante sobre o assunto e abertura com o sacerdote, poderá defender sua opinião; o diálogo nos faz crescer. Mas converse em outro momento, não poucos minutos antes do início da celebração.

Na Celebração Eucarística, a música deve contribuir para o engrandecimento e a profundidade dos momentos litúrgicos; por isso, cada canção precisa se encaixar com o momento certo e acompanhar os tempos litúrgicos.

Santa Missa não é show! Não chame a atenção do povo para si ou para seu grupo musical. Na Eucaristia, Jesus é o centro. Não desvie a atenção das pessoas com “caras e bocas” durante a interpretação de uma música, nem na execução de um solo instrumental. Tampouco converse durante a Celebração Eucarística, escolha antecipadamente as músicas e seus respectivos tons. Se houver extrema necessidade de algum diálogo, faça-o da forma mais discreta possível. Nada mais desagradável do que um ministério se entreolhando com ar desesperado, de: “Qual a próxima música?” ou “Qual o tom?”.

Não use, durante a Missa, roupas com cores fortes ou estampadas, a não ser que você seja convocado de surpresa e não tenha condições de se trocar. Também não use, de jeito nenhum, roupas sem mangas, decotadas, transparentes ou bermudas durante a Celebração Eucarística.

Escolha os cânticos de acordo com as leituras e o tempo litúrgico. Não se pode cantar os “hits”, a não ser que se encaixem com o tema da celebração.

Peça aos músicos que toquem de forma harmônica e com um volume que favoreça a oração. Já vi muitas vezes sacerdotes e ate bispos serem “martirizados” pelo alto volume dos instrumentos, inclusive da bateria, montados a menos de um metro de seus ouvidos, em palcos pequenos.

Não use a harmonia mais complicada que você sabe tocar. Nas celebrações, precisamos ajudar o povo a rezar as canções. Acordes muito dissonantes não são os mais indicados nessas ocasiões. Cuidado para não fazer das Missas uma “válvula de escape” para seu desejo de tocar no “Free Jazz Festival” ou no barzinho mais “out” de sua cidade.

Ensaie com os fiéis antes da Missa. Ensine-lhes os cânticos novos e motive-os a rezar com eles.

Algumas fórmulas da Santa Missa, como o “Cordeiro de Deus”, não podem ser modificadas. Estude liturgia! Em liturgia não dá para improvisar.

Não queira ser um ministro de música “garçom”, que apenas serve aos outros o banquete. Participe ativamente de cada momento da Celebração, sente-se à mesa. Você também é um “feliz convidado para a Ceia do Senhor”.

Se você é animador de música na liturgia, não multiplique as palavras. Não queira fazer uma homilia a cada música, nem queira roubar o papel do comentarista.

Luiz Carvalho
Fundador da Comunidade Recado

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dia da Exaltação à Santa Cruz

A Festa da Exaltação da Santa Cruz é celebrada no dia 14 de setembro, recordando a doação definitiva de Jesus Cristo. A Cruz de Jesus é um mistério de Deus desde toda a eternidade e já foi manifestada a nós. A cruz, antes de tudo, é uma manifestação de amor, o grande mistério do derramamento do Espírito Santo. Quando o fiel olha para a Cruz de Cristo, ele vê o sacrifício. Não compare sacrifício com tristeza; o sacrifício é reflexo de Cristo.

A Festa da Exaltação da Santa Cruz é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. Para nós cristãos, o lenho sagrado é o maior símbolo de nossa fé. Quando somos apresentados à comunidade cristã, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado em nossa fronte pelo ministro, pais e padrinhos, sinalando-nos para sempre com Cristo.

Celebrando a Festa da Santa Cruz, juntamente com o Crucificado somos elevados para o alto. Tão grande é o valor do madeiro sagrado, que quem o possui, possui um tesouro. Eu chamo-o justamente de tesouro, porque é, na verdade, de nome e de fato, o mais precioso de todos os bens. Nele está a plenitude da nossa salvação e por ele regressamos à dignidade original.

Foi na Cruz que Jesus Cristo ofereceu ao Pai o Seu Sacrifício. Por isso, é justo que veneremos o sinal e o instrumento da nossa libertação. Objeto de desprezo, patíbulo de infâmia, até o momento em que Jesus, obediente até a morte, nela foi suspenso. A Cruz tornou-se, desde então, motivo de glória, pólo de atração para todos os homens.

Ao celebrarmos essa festa, nós queremos proclamar que é da Cruz, sinal do amor universal de Deus, fonte de toda a graça (N.A., 4) que deriva toda a vida de Igreja. Queremos também manifestar o nosso desejo de colaborar com Cristo na salvação dos homens, aceitando a Cruz, que a carne e o mundo fizeram pesar sobre nós (G.S. 38).

A lenho sagrado não é uma divindade, um ídolo, feito de madeira, barro, bronze, mas ele é para nós santo e sagrado, porque dele pendeu o Salvador do mundo. Ele é o símbolo universal do cristão. Com orgulho e devoção ele é a nossa marca, o sinal de nossa identidade, vocação e missão. Traçando o sinal da cruz em nossa fronte, a todo o momento, nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade, Pai e Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que, pela Cruz, o Senhor continua a derramar sobre nós.

A Cruz é também a exaltação de Cristo; leia o que Ele próprio diz: “Quando Eu for exaltado, então atrairei todos a Mim” (João 12,32). Como você vê, o madeiro sagrado é a glória e a exaltação de Cristo. Celebrando a Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebramos a vitória de Cristo, que nos possibilita desde agora celebrar a nossa futura glória no céu. Pois, se morremos com Cristo, cremos também que viveremos com Ele (cf. Romanos 6,9).

Eduardo Rocha Quintella
Bacharel em Teologia
www.eduardoquintella.com.br

sábado, 12 de setembro de 2009

Nossa Senhora das Mercês, Rogai por nós!

Aqui em Palmas, umas das missões da nossa casa, é dar assistência a Paróquia, que é administrada pelo Padre Erivaldo (Com. Obra de Maria), tendo como padroeira Nossa Senhora das Mercês. A Paróquia está em festa, pois hoje começa os festejos em honra a nossa senhora das Mercês, e vai até o dia 20/09 encerrando com uma missa celebrada pelo Arcebispo de Palmas, Dom Alberto Taveira.

Segue um pouco da história de como surgiu esta devoção:

No início do século XII quase toda a Península Ibérica gemia sob o jugo muçulmano. Grande número de espanhóis estava escravizado pelos mouros e sujeito aos piores tratos. A Santíssima Virgem - Auxiliadora dos Cristãos - condoendo-se do sofrimento de seus filhos, quis ser a principal fundadora de uma Ordem Religiosa destinada a prestar socorro a estes infelizes. Para isso apareceu em sonhos, na mesma noite, a três homens dedicados, a fim de que se consagrassem a causa dos oprimidos.

Um dos escolhidos foi o militar francês de origem fidalga São Pedro Nolasco, que há muito tempo se dedicava a esta causa, resgatando seus irmãos de crença a peso de ouro. Quando já lhe escasseavam os recursos, a Virgem Maria apareceu-lhe em sonho e disse-lhe: - "Deus quer que estabeleça uma Congregação Religiosa para o resgate dos cativos".

Pedro não era um homem crédulo e por isso consultou o seu confessor São Raimundo de Penaforte, um dos mais notáveis teólogos de sua época. Qual não foi a surpresa de Pedro Nolasco ao saber que o Santo Doutor tivera o mesmo sonho e recebera ordem de animar os seus desígnios. Foram os dois pedir o apoio de D. Jaime I de Aragão e ficaram assombrados quando o piedoso monarca lhes anunciou que tivera o mesmo sonho e recebera a mesma ordem.

Certos de que esta era a vontade de Deus, puseram mãos a obra. 0 magnânimo soberano mandou construir um convento, enquanto São Raimundo elaborava os estatutos da Ordem. São Pedro Nolasco foi o primeiro Comandante Geral da Milícia, e a ele, em pouco tempo, juntaram-se muitos cavaleiros da Espanha.

Estava fundada a Ordem Real e Militar de Nossa Senhora das Mercês da Redenção dos Cativos.

Alem dos votos de pobreza, obediência e castidade, eles faziam o de tornar-se escravos, se fosse necessário, para salvar os prisioneiros.

A Ordem de Nossa Senhora das Mercês, após a aprovação do Santo Padre, espalhou-se pela Europa. Quando Cristóvão Colombo descobriu a América, despertou a atenção dos Mercedários para o enorme campo de atividades que se lhes deparava no Novo Mundo.


Blog Palmas
Servimos ao Senhor com Alegria!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Arquidiocese de Palmas

Hoje, 10 de setembro, no Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo, pertecente a Provícia Eclesiastica de Palmas, foi reralizada a posse da nova diretoria acadêmica do Centro de Estudos Superirores - Mater Dei. Que forma (Filosofia e Teologia) todos os seminaristas que pertencem a província de Palmas.

A posse aconteceu após uma missa celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Palmas, Dom Alberto Taveira. Estiveram presente vários Padres da Arquidiocese, como também, como também todos os seminaristas da província. Em sua homilia Dom Alberto frisou a ação da providência divina durante esses 7 anos de existência do Centro de Estudos.
Após a celebração, o Padre Luciano Zilli, apresentou a sua tese sobre o livro do Cântico dos Cânticos, que serviu para conclusão do seu curso em "Arquiologia Bíblica" realizado no Instituto dos Franciscanos, na Terra Santa.



Na mesma ocasião tivemos, também, a presença do prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski. Que veio ao Brasil para receber o título honorífico de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Goiás (UCG). Com o cardeal, tivemos a presença do Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, como também do Bispo da Diocese de Porto Nacional (TO) Dom Romualdo. Que antes de vim para o Brasil era da mesma Diocese do Cardel.

O Cardeal falou um pouco do seu papel como prefeito da congregação para educação católica e a importância da educação intelectual dos seminaristas. Frisou a necessidade do sacerdote ser um conhecedor do sagrado. Ressaltou, ainda, o papel do sacerdote como incentivador de novas vocações sacerdotais

Blog Palmas
Servimos ao Senhor com Alegria!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pelo silêncio, também, chegamos a Deus!

Ficar em silêncio não significa que não estou falando, mas também que abro mão das possibilidades de fuga e me agüento como sou. Renuncio não somente ao falar, mas a todas as ocupações que desviam a atenção de mim mesmo.

No silêncio, obrigo-me a ficar por inteiro comigo. Quem tenta fazer isso descobrirá que não é nada agradável, inicialmente. Aparece então todos os tipos de pensamentos e sentimentos, emoções e humores, medos e sensações. Vem a tona desejos e necessidades reprimidas, surge irritação reprimida, lembramos de oportunidades perdidas, de palavras não ditas ou até negativas.

Muitas vezes, os primeiros momentos do silêncio revelam o caos em nosso interior, encontramos as tensões interiores que nos amedrontam. No silencio essas tensões não conseguem escapar, com isso descobrimos nossa verdadeira situação. O silêncio nos leva a uma análise da nossa situação, na qual já não nos enganamos, mas percebemos o que está acontecendo dentro de nós. Tudo o que emerge de dentro de nós tem seu próprio sentido.

Devemos olhar para tudo, sem um pré-conceito, e estabelecer uma conversa consigo para que venha a desvelar dos símbolos. As inquietações é um indício de que algo em nós não vai bem, revela que ainda não cheguei ao destino, que preciso continuar procurando ou me revela, principalmente, que há dentro de mim muitos assuntos que preciso verificar. Os pensamentos totalmente insignificantes, que sempre voltam a emergir, encobrem os verdadeiros problemas, escondidos neles. Meus pensamentos superficiais podem ser uma mera tampa que coloquei sobre meu vulcão interior porque tenho medo de encará-lo. Essa auto-observação já é uma oração. Quando o ser humano reflete sobre si e permite que Deus questione seus pensamentos, ele reza!

Essa oração, sem máscaras, nos leva a uma mudança. As feridas, antes escondidas em meio ao caos interior, são reveladas e curadas com o toque e a presença do Divino, pois dentro de nós existe um lugar de silêncio em que Deus habita. Encontrar-se com o silêncio é também encontrar-se com Deus!


Seminarista Laion Fernando
Consagrado Obra de Maria
Palmas / TO

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Natividade de Nossa Senhora

Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo.

Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.

De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.

Hoje o estado do Tocantins está em festa, o estado tem como "Nossa Senhora da Natividade" como padroeira. A imagem de Nossa Senhora da Natividade foi trazida, pelos jesuítas, para o norte da província de Goiás, em 1735. Foi a primeira a entrar nessa região, em embarcações pelo rio Tocantins, depois nos ombros dos escravos até o pé da serra onde se erguia o povoado denominado de Vila de Nossa Senhora da Natividade, Mãe de Deus, mais tarde São Luiz e depois Natividade. Essa imagem é a mesma, venerada, ainda hoje, na Igreja Matriz.
Com a criação do Estado do Tocantins, a população de Natividade, junto com o clero tocantinense e o recém-criado Conselho de Cultura, desenvolveu campanha para tornar, a já venerada, Nossa Senhora da Natividade em Padroeira do Estado. Dom Celso Pereira de Almeida, bispo diocesano de Porto Nacional (naquele tempo) enviou, em março de 1992, solicitação ao papa João Paulo II, expressando o desejo dos devotos de Nossa Senhora de vê-la consagrada padroeira do seu novo Estado. A solicitação foi aceita pelo Vaticano e em 15 de agosto de 1992 dom Celso oficializa Nossa Senhora da Natividade padroeira do Tocantins.

Nossa Senhora, rogai por nós!
Blog Palmas
Maria...Passa na frente!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Espírito Santo nos dá asas...


Os Discípulos tinham medo. A insegurança fez com que fechassem as portas da casa, subissem para o segundo andar que ficava num monte chamado das Oliveiras. Onze discípulos, algumas mulheres e a mãe de Jesus. Mesmo depois de terem testemunhado a ressurreição do Messias, os discípulos ainda sentiam medo, professavam a fé, porém, de maneira ainda limitada. A história podia terminar ali, como de fato terminaria... E hoje não seriamos herdeiros dessa graça. Mas a promessa do Senhor se fez verdade: O Paráclito foi enviado.
Quando o Espírito atua, a casa se enche, a alma transborda, a alegria é tanta que temos que comunicar anunciar.
Assim como os Discípulos, nós também fomos fecundados por esse amor e não mais podemos ficar sentados, mas nos levantar e correr para testemunhar sem nada temer.
O Espírito transborda a alma, embora muitos de nós sejamos cristãos e professemos nossa fé, ainda nos encontramos em lugares fechados, seja por medo ou vergonha, muitos de nós estamos trancafiados dentro de nós mesmo numa redoma que consideramos “segura” porque temos medo de ser quem somos.

Muitas vezes testemunhamos a ação de Deus na vida dos outros, mas não somos capazes de reconhecer o milagre dentro da nossa casa, da nossa alma diariamente.
Os Discípulos em pentecostes se levantaram numa atitude de prontidão, de serviço. Não há mais espaço para perder tempo com tristezas, com o passado que não deu certo, ou até mesmo com a doença do século: a depressão.

Assim como os Discípulos, também nós recebemos o Espírito e fomos ungidos, por isso não podemos mais cultivar o medo ou ficarmos presos em situações antigas, sejamos como Nossa Senhora que, após o anúncio, ela sobe a montanha procurando as coisas do alto, visita Isabel e canta no Magnificat, a atuação do Altíssimo em sua vida e na historia da humanidade. Ela sabia que não podia se calar.
Que possamos vivenciar e anunciar a atuação do Espírito em nossas vidas!


Deus os abençoe!
Daniele Maria
Missão de Peixe-TO