quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mais um Diácono para Igreja...

Oi amigos e irmãos que acompanham nosso blog, passamos um tempo sem postar novas matérias pois estávamos em missão, e uma das missões foi participar da Ordenação Diaconal de Severino Manoel (Membro consagrado da comunidade Obra de Maria). A ordenação aconteceu no dia 25 de julho, as 19h na cidade de Lagoa do Itaenga - PE, cidade natal do novo Diácono. A ordenação foi presidida pelo Arcebispo de Palmas, Dom Alberto Taveira. Familiares, amigos e os irmãos de comunidade estiveram presente neste dia tão especial para ele e também para toda família Obra de Maria.

Clique aqui e vejas todas as fotos da ordenação!


Um grande abraço!


Blog Palmas
"20 anos... celebrando vitória de Deus!"

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Homenagem dos irmãos...

Segue algumas homenagens, feitas por alguns irmãos de comunidade:

Severino,

Acredito que a feliz "providência" de receber o Sacramento da Ordem exatamente durante o Ano Sacerdotal, é um carinho muito grande do Senhor por você. E pelo fato de saber do grande amor que você tem por Jesus e o seu desejo de entregar-se a Ele e servi-Lo de todas as formas com alegria, é que eu peço a Ele a "Graça" para viver a "FIDELIDADE", pois essa é a palavra de ordem do Santo Padre para todos os Sacerdotes.

Assis Rocha - Brasília / DF

---------------------------------------------------------------------

“A amizade é uma porta que se abre, uma mão estendida, um sorriso que te alimenta, um olhar que te compreende, uma palavra que te anima e uma critica que te faz crescer. É um abraço de perdão, um aplauso que te estimula, um encontro que te alegra, um favor sem recompensa, uma entrega sem calcular e um esperar sem cansaço.”

Quão difícil é escrever alguma coisa de Severino, de tanto que temos pra falar...

Severino é este amigo para nós, que nos ajuda a crescer, nos faz ser mais irmãos,..... não tem dia nem hora, não tem distancia, sempre que precisamos da força de um amigo ele está presente. Severino é um presente para nós, é uma riqueza, um tesouro escondido como diz a palavra de Deus. A nossa amizade com Severino é como diz a canção: “somos mais que amigos, somos anjos que o Senhor enviou”. Obrigado por tua amizade, por tua fidelidade ao Carisma que com seu jeito simples de vivê-lo nos impulsiona a ser melhor. Gostaríamos muito de estar junto com você neste dia importante, mesmo não estando perto sentimos a alegria desse momento tão esperado e por nós. Parabéns pela sua Ordenação Diaconal.

Conte sempre com nosso carinho, nosso apoio, nossa amizade e nossas orações.

Ronaldo e Erika - Porto Nacional / TO

---------------------------------------------------------------------

"A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vòs santos em todas as vossas as ações"

Severino, durante toda minha vida muitas pessoas passaram por mim dia após dia, mas somente algumas dessas pessoas ficarão para sempre em minha vida e você é uma dessas pessoas. Mas hoje quero louvar a Deus pelo precioso dom de sua vida e vocação, agradeço a Deus por mais esse passo que estais dando em tua vida, que o nosso bom Deus cada dia abençoe, confirme e renove esse ministério em sua vida... Parabéns meu irmão, obrigado por sua perseverança estaremos unidos pela oração.

Paulo Fernando - Cachoeira Paulista / SP

---------------------------------------------------------------------

É com alegria que relembro o tempo de convivência com meu querido irmão Severino, hoje com a graça de Deus, Diácono a serviço da Mãe Igreja.

Lembro-me, e essa lembrança nos faz rir até hoje quando nos encontramos e recordamos a situação. Era um dia de sábado, a serva na época era Glécia, ela pediu para que eu e ele matássemos uma galinha para fazer uma cabidela (da qual ele sabe fazer como ninguém). Ele até que tentou matar a galinha mais a mesma saiu correndo pela casa com o pescoço pendurado... Foi muito engraçado a cena, nosso querido Diácono saiu correndo atrás da galinha com uma faca dizendo: Vem cá galinha, vem cá galinha... *rsrsrsr*

Depois nos encontramos em 2008 em Palmas, onde por 6 meses estávamos juntos responsáveis pela missão. Ele tem um rostinho angelical, mais quando conta as travessuras de criança e na adolescência, esse rostinho angelical desaparece *rsrsrsr*,em suas histórias conhecemos o menino Severino, ou melhor, o menino Biu que aprontava coisas que deixa qualquer cabelo em pé *rsrs*.

Nessas duas experiências de convivência, posso testemunhar a beleza desse homem com rostinho de menino, porém com pensamento de alguém que sabe onde quer chegar. Diácono Severino sempre foi alegre, brincalhão...e quando conta as travessuras ninguém consegue ficar sério.

Sou grata a Deus meu irmão, por sua perseverança e pelo passo ao Diaconato...muitas foram as noites de sono fazendo trabalhos e estudando para aquelas provinhas hein? mas louvado seja Deus pelo grande dia que chega,que pela Intercessão de Santa Rita da qual és devoto,possas caminhar cada vez mais firme na certeza do teu lindo chamado.

Parabéns meu irmão, que minhas Orações o acompanhe sempre, que a Virgem Maria te proteja e te conduza a Santidade. Mais uma vez parabéns, obrigada por sua amizade e por sua perseverança, o amo muito e você sabe disso!

Sua irmã Daniele Maria - Peixe / TO

---------------------------------------------------------------------

Que Deus possa sempre dar forças ao mais novo Diácono da Igreja e que Nossa Senhora passe na frente de todos os seus sonhos e dos novos desafios que a missão irá apresentá-lo.

Blog Palmas - Servimos ao Senhor com Alegria!

domingo, 19 de julho de 2009

ESCLARECIMENTO!!!

Gostariamos de pedir perdão a todos os irmãos e amigos que visitam o blog da missão de Palmas. Estes últimos dias não tivemos condições de publicar novas postagens pois, estamos em missão neste periódo de férias. No dia dia 30 de Julho, já estaremos de volta, cheio de novidades deste mês de missão.
Obrigado pela compreensão e pedimos a orações de todos!


Um grande abraço e que Deus abençoe a todos... Com Deus até o fim mesmo sem entender.

Equipe Blog Palmas
Servimos ao senhor com alegria!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O menino e o cachorro!

Hoje vamos apresentar uma pequena estória, que uma irmã de comunidade, Daniele Maria, nos enviou. Ela fala sobre inclusão e compreensão das diferenças. É pequena, mas que fala muito para nós!

Um menino entra na lojinha de animais e pergunta o preço dos filhotes à venda.
- Entre 30 e 50 reais, respondeu o dono.
O menino puxou uns trocados do bolso e disse:
- Mas, eu só tenho 3 reais... Poderia ver os filhotes?
O dono da loja sorriu e chamou Lady, a mãe dos cachorrinhos, que veio.
Correndo, seguida de cinco bolinhas de pêlo.
Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, com dificuldade, mancando de.
Forma visível.
O menino apontou aquele cachorrinho e perguntou:
- O que é que há com ele?
O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto
que ele tinha um problema na junta do
quadril - mancaria e andaria devagar para sempre.
O menino se animou e disse com enorme alegria no olhar...
- Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!
O dono da loja respondeu:
- Não, você não vai querer comprar esse. Se quiser realmente ficar com
ele, eu lhe dou de presente.
O menino emudeceu e, com os olhos marejados de lágrimas, olhou firme
para o dono da loja e falou:
- Eu não quero que você o dê para mim. Aquele cachorrinho vale tanto
quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo.
Na verdade, eu lhe dou 3 reais agora e 50 centavos por mês, até
completar o preço total.
Surpreso, o dono da loja contestou:
- Você não pode querer realmente comprar este cachorrinho.
Ele nunca vai poder correr pular e brincar com você e com os outros
cachorrinhos.
O menino ficou muito sério, abaixou-se e levantou lentamente a perna
esquerda da calça, deixando à mostra a prótese que
usava para andar...
Olhou bem para o dono da loja e respondeu:
- Veja... Não tenho uma perna... Eu não corro muito bem e o
cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.


“Assim é na vida real!
Aprenda a ver as situações de todos os lados, antes de colocar seu próprio julgamento."

domingo, 12 de julho de 2009

Forró dom bom!!!

Aconteceu ontem (12/07), em nossa Casa de Missão Santa Teresinha, um pouco atrasado (kkkk) mas tudo bem, a comemoração do São João da missão de Palmas - TO. Estiveram presente os membros da comunidade e também os familiares daqueles que moram aqui em Palmas. Nem precisa dizer que foi maravilhosa a festa, quem não veio perdeu! E além do mais, nos fez lembrar (para os nordestinos kkkkk) a grande festa que é o período junino em nossa região. Mas os irmãos do Tocantins não ficaram pra trás não, dançaram muito bem forró. Estão de parabéns. Para quem não veio, o blog vai dar a oportunidade de dar uma olhadinha nas fotos. Fique a vontade "sô".


Click aqui e veja todas as fotos do São João!

sábado, 11 de julho de 2009

A beleza está no contemplar!

Muitas vezes esperamos acontecer coisas grandiosas que nos causam impacto, para que prestemos atenção. A beleza da vida está em contemplar as pequenas coisas e delas tirar uma lição para nossa vida. Recebi hoje um e-mail muito interessante, pequeno mas, que nos fala muito. Partilho com vocês essas fotos que falam!


Um grande abraço e nunca esqueça que a beleza da vida está nas pequenas coisas!!!

Blog Palmas
Servimos ao Senhor com Alegria!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Espírito Santo em nossa vida...

Quando recebi o Batismo, tudo que estava dentro de mim pelo batismo, pela crisma, pela ordenação diaconal, pela ordenação sacerdotal – todos os dons e talentos – foram colocados em prática no exercício do meu ministério. Foi uma maravilha.

Talvez, intimamente, sua vida seja um caos, de modo que nem consiga se entender, mas sabe que sobre esse caos repousa o Espírito de Deus. A efusão do Espírito quer justamente libertá-lo e curá-lo, para que você seja o marido ou a mulher que tanto se esforça em ser, mas não consegue, por causa das amarras conseqüentes do pecado.

Quem está cheio do Espírito Santo, deve levá-lo para os outros. Uma vela acesa pode levar fogo para muitas outras. É assim que o fogo se propaga. É assim que o Espírito é difundido. Essa é a missão que cabe a nós.
O Senhor quer derramar o Espírito Santo. Ele quer usar de nós para isso. Somos o Ezequiel de hoje, que proferi o oráculo. Somos Pedro, que diz a palavra profética e pede ao Senhor. A nossa parte é essa. Unicamente essa. Faça a sua parte: peça o Batismo no Espírito Santo para as pessoas.

Monsenhor Jonas Abib

Fundador d Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 8 de julho de 2009

XXVIII Congresso Nacional da RCC


Teve início às 20h, de ontem, a Missa que abriu o XXVIII Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC) na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo de Palmas (TO) e assistente espiritual da RCC, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada por sacerdotes de todas as regiões do Brasil.

Na homilia, relacionando a liturgia do dia com o tema do Congresso, "Jesus Cristo é o Senhor", Dom Alberto recordou que: "O Espírito Santo nos faz proclamar que Jesus é o Senhor (...) É necessário que você se renda a Deus".
No início da Missa, Dom Alberto saudou a Comunidade Canção Nova, o Bispo da Diocese de Lorena, Dom Benedito Beni, os presbíteros e diáconos presentes, os membros da RCC e todos os que acompanhavam a abertura do evento através dos meios de comunicação.

Antes da Missa, em entrevista ao cancaonova.com, o assistente espiritual da RCC considerou que "todo congresso da Renovação Carismática Católica "é uma oportunidade preciosa de formação, encontro, intercâmbio de experiências e de exercícios daquilo que é próprio da renovação, o exercício dos carismas". "A Renovação sai crescida de cada congresso e nós temos a certeza de que este ano acontecerá a mesma coisa", assegurou.

Dom Alberto ressaltou ainda que, no início deste Congresso, traz no coração o desejo de que todos os participantes tenham um encontro "mais precioso com Jesus Cristo" e afirmou: "Jesus Cristo é o Senhor. É o que nós queremos proclamar".

"Muitas vezes deixamos que Deus tome conta da nossa oração, mas, não deixamos que Ele tome conta do nosso coração, e por isso, muitas vezes trazemos a idolatria ao dinheiro ou a prisão por alguns afetos e isso não deixa que nos abandonemos inteiramente a Deus", disse durante a homilia.

"Tome a sua decisão rápido, imediatamente". Após esta exortação, que finalizou a homilia, o arcebispo conduziu um forte momento de clamor por cada Diocese do Brasil. "Para que respondam aos apelos do tempo atual, para que respondam ao apelo de Deus", orou. Em seguida convidou todos a rezarem pelo Papa Bento XVI e definiu o atual Pontífice como um "homem escolhido pelo dom do Espírito para conduzir a Igreja de Jesus Cristo e que conta com a oração da nossa Igreja". Recordou-se, ainda, do Ano Sacerdotal e orou por todos presbíteros. Cada concelebrante foi motivado a impor as mãos sobre o povo e clamar pela efusão dos dons do Espírito Santo.

Ao final da Celebração Eucarística, a secretária-geral da RCC, Maria Beatriz Vargas, e, em seguida, o presidente do movimento carismático no Brasil, Marcos Volcan, deram as boas-vindas aos congressistas e às autoridades religiosas presentes. "Estamos para proclamar e viver o que é excelência da nossa pregação: 'Jesus Cristo é o Senhor' (...). Não viemos como mestres, mas, como aqueles que querem aprender do Senhor", concluiu.
Assista ao vídeo: Dom Alberto após Santa Missa

Blog Palmas

Servimos ao Senhor de todas as formas com alegria!

terça-feira, 7 de julho de 2009

A Espiritualidade a partir de Baixo

“Aquele que conhece seus pecados é maior do que aquele que, por sua oração, ressuscita um morto... Aquele que durante uma hora geme e suspira sobre si mesmo é maior do que aquele que instrui o mundo inteiro. Aquele que enxerga sua própria fraqueza é maior do que o que vê os anjos” (Lafrance, 1983: 11).

Desde criança aprendemos que para chegarmos a Deus é necessário percorrer um caminho, uma via espiritual pela qual precisamos passar. Aprendemos que a “oração” é o alimento necessário para o percurso deste caminho, e que o mesmo deve ser um caminho de ascese e de busca incessante pela perfeição. São nos ensinado práticas espirituais, como o jejum, a penitência, o rosário e a leitura da Bíblia, a qual aprendemos ser um instrumento pelo qual Deus nos fala. Pouco a pouco vai se formando em nós uma espiritualidade de cima, pautada na busca pelas coisas celestiais. Esta espiritualidade de cima começa pelos ideais que nós nos impomos. Parte das metas que o homem deve alcançar através da ascese e da oração. Porém, esta espiritualidade se não harmonizar-se com a “Espiritualidade de Baixo”, a qual dedicarei os próximos parágrafos, traz em si um grande perigo, quando nos identificamos com nossos ideais frequentemente reprimimos nossa própria realidade, se ela não estiver em harmonia com estes ideais.

A espiritualidade de baixo significa que Deus não nos fala unicamente através da Bíblia e da Igreja, mas também através de nós mesmos, daquilo que pensamos e sentimos, através do nosso corpo, da nossa sexualidade e afetividade, e ainda através de nossas feridas e de nossas supostas fraquezas. Ela começa quando começamos a nos auto-conhecer, a nos aceitar como somos, a reconhecer que não somos perfeitos, mas pecadores, que somos uma mistura de luz e trevas, de amor e ódio, de maturidade e imaturidade. E que diante de tudo isso Deus nos ama com amor incondicional, nos convida a percorrer um caminho de amor com Ele, olha para nós com um olhar de misericórdia. Mas, para percorrermos este caminho, é necessário arrancar as máscaras de santidade, de farisaísmo, de quem já é perfeito demais para reconhecer-se limitado. É necessário descer até as profundezas do nosso “eu”, onde habitam monstros interiores que não queremos encontrar, onde mora a inveja, o orgulho, o nosso temperamento descontrolado, a fofoca e tantos outros que gritam dentro de nós. Precisamos descer até nossa própria realidade e reconcilia-nos com nossa condição terrena, com o peso que nos puxa para baixo, com o nosso mundo sombrio. “A humildade é a coragem de aceitar a verdade sobre si mesmo” (Anselm Grün).

Reprimir o mal dentro do próprio coração leva-nos a demonizar os outros, começamos a enxergar nos outros aquilo que nós mesmos temos e não temos coragem de aceitar, projetamos as nossas sombras nos outros. Mas, quando somos humildes, reconhecendo de que barro somos feitos, começamos a olhar para o outro com um olhar diferente, e descobrimos que todos nós somos iguais: pecadores que precisam de conversão diária.

Deus nos ama! E é nesse amor que precisamos pautar nossa vida espiritual, ao colocar a espiritualidade a partir de baixo não quero de maneira alguma excluir a espiritualidade a partir de cima, pois, as duas são reciprocamente necessárias. Se caminho só na de cima, corro o risco de me tornar um “alienado espiritual” e se caminho só na de baixo, posso me tornar um “cristão psicológico”, mas se aprendo a harmonizar as duas dentro de mim, me torno eu mesmo e descubro o caminho que se chega a Deus. Deus caritas est! (Bento XVI)
João Paulo
Comunidade Obra de Maria
Etapa do Discipulado
Palmas / TO

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Conheça a Fazenda da Esperança

Esses dias, nós da Comunidade Obra de Maria, realizamos um retiro de formação na Fazenda da Esperança de Lajeado - TO. A nossa comunidade tem uma grande ligação com a fazenda. O nosso fundador, Gilberto Gomes Barbosa, tem uma amizade muito bonita com os fundadores da fazenda, Frei Hans e Nelson. Inclusive no Estado do Maranhão, a nossa comunidade tem um trabalho de evangelização com a fazenda.

Segue então um pouco da história dessa obra de Deus, quem tem sido instrumento de transformação na vida de tantas pessoas.

Quem é a Fazenda da Esperança?

A Fazenda é uma associação de fiéis reconhecida pela Igreja católica, chamada Família da Esperança. Nosso trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é a recuperação de jovens dependentes químicos.

Tudo começou numa esquina

Nelson Giovaneli se aproximou de um grupo de jovens que consumiam e vendiam drogas perto de sua casa. Isso em 1983, na esquina da rua Tupinambás com a Guaicurus, no bairro do Pedregulho, na cidade de Guaratinguetá interior de São Paulo. Ele foi animado a dar esse passo por frei Hans Stapel seu pároco que o incentivava a viver concretamente a Palavra de Deus.
Nelson conquistou a confiança daqueles dependentes químicos. Um deles Antonio Eleutério foi o primeiro a ser contagiado e pediu ajuda para se libertar das drogas, tudo isso porque Nelson buscava colocar em prática a frase “Fiz-me fraco com os fracos a fim de ganhar os fracos” (I Cor 9,22).

O franciscano alemão

Frei Hans tornou-se pároco da igreja Nossa Senhora da Glória em 1979. Ele nasceu no fim da segunda guerra mundial, cresceu junto da reconstrução da Alemanha, orientado religiosamente na Igreja Católica por seus pais, conheceu o carisma da unidade de Chiara Lubich e da pobreza de são Francisco de Assis, os quais divulga em sua vida religiosa.
Foi liberado integralmente para a Fazenda da Esperança em 1992 quando seus superiores entenderam essa necessidade.

O primeiro grupo

Os companheiros de Antonio notaram algo diferente em sua vida. Isso os levou a buscar a ajudar do jovem paroquiano que os propõem viver radicalmente a Palavra de Deus e à noite encontrar-se na Igreja ao invés da esquina para trocar as experiências vividas a cada dia.
Esse grupo sugeriu a Nelson alugar uma casa para viverem junto. O aluguel e as despesas pagariam com seus trabalhos. As primeiras atividades foram a limpeza de jardins enquanto Nelson continuava em seu emprego de “office boy”, na cooperativa de laticínio de Guaratinguetá. Tudo o que ganhavam colocavam em comum para se sustentar.

A experiência feminina

Iraci Leite e Lucilene Rosendo, conhecida por Luci, iniciaram o trabalho de recuperação feminina em 1989, na cidade de Guaratinguetá / SP. Elas deixaram tudo para seguir o exemplo de Nelson.

Espalhou-se pelo mundo

A Fazenda inaugurada em Sergipe/AL em 1992 é a primeira fora de Guaratinguetá. A primeira comunidade fora do Brasil nasce na Alemanha, na terra de seu fundador frei Hans, 15 anos depois de seu início.
A Fazenda da Esperança se espalhou do oriente para o ocidente ganhando proporções globais. Ficou ainda mais conhecida no mundo depois da visita do papa Bento XVI à comunidade das Pedrinhas na cidade onde nasceu esse trabalho no interior de São Paulo em 2007.

sábado, 4 de julho de 2009

Formação Obra de Maria - TO

"A missão principal da fomação é ajudar os membros da Igreja a encontrar sempre com Cristo, e assim reconhecer, acolher, iteriorizar e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo."
(Documento de Aparecida, n. 279)

Gilberto, fundador da nossa comunidade, friza sempre para nós, a importância da formação contínua na vida de um consagrado. Com base nisso, a comunidade divide a formação em duas etapas: A primeira ocorre no mês de Julho e a segunda em Dezembro.
A formação de julho ela acontece nos regionais - com o crescimento da comunidade foi necessário acontecer essa divisão.
De 30/06 a 03/07/2009, na Fazenda da Esperança em Lajeado -TO, aconteceu a fomação das casas de missão do estado do Tocantins (Porto Nacional, Peixe, Tocantínia e Palmas).Foram abordados os seguintes temas: Carisma Obra de Maria, Conselhos evangélicos, vida de oração, convivência e vida fraterna. Foram os palestrantes, respectivamente: Padre Erivaldo, Jonas / Padre Barbosa, Pedro e Padre José Claudio.
Foram momentos de grande espiritualidade e de encontro com Deus. Oportunidade de nos abastecer e voltarmos para missão com um novo desejo de anunciar Aquele que nos chamou, Jesus Cristo! Além dos momentos de formação e oração, tivemos também a graça de termos os momentos de convivência e lazer. Aumentando, ainda mais, a unidade entre os irmãos Obra de Maria.
Segue algumas fotos destes momentos tão especiais para nós Obra de Maria e que queremos partilhar com vocês...





"Evangelizar de todas as formas com Alegria", esse é o nosso carisma.
Vem ser obra de Deus, ser Obra de Maria!

Blog Obra de Maria - Palmas
Servimos ao Senhor de todas as formas com Alegria!